Links de Acesso

As Últimas de Washington


Desarmamento nuclear

Negociadores russos e americanos iniciaram conversações em Moscovo destinadas a substituir um tratado do tempo da guerra fria sobre desarmamento nuclear.

A sessão de dois dias destina-se a actualizar o Tratado de Redução de Armas Estratégicas de 1991, que expira em Dezembro.

Os russos tencionam também aproveitar o encontro para voltar a manifestar a oposição do Kremlin a planeada instalação pelos Estados Unidos de um sistema de defesa contra mísseis iranianos na Europa Central.

Os negociadores vão procurar diminuir as diferenças sobre o conteúdo do chamado tratado START, em antecipação a visita do presidente Barack Obama a Moscovo em Julho para uma cimeira com o seu homologo russo Dmitri Medvedev.

HRW acusa tropas da RDA

A Human Rights Watch acusou as tropas da Republica Democrática do Congo de assassinato, violação e outros abusos que considera serem crimes de Guerra.

Numa declaração a Human Rights Watch sustenta que as tropas governamentais operando na província do Kivu Norte atacaram, desde Janeiro, aldeias e mataram pelo menos 19 pessoas.

O grupo refere ainda que os soldados violaram mais de 140 mulheres e sequestraram algumas delas como escravas sexuais.

Violentos combates no Vale de Swat

Tropas paquistanesas e militantes Talibã estão envolvidas em violentos confrontos nas ruas das localidades do noroeste do país na região do Vale de Swat.

Os militares indicam que as tropas combatem os militantes nas localidades de Matta e de Kanju, e avançam para a principal cidade do vale, Mingora.

A Human Rights Watch acusou os Talibã de porem em perigo os civis de Mingora utilizando-os como escudos humanos e colocando minas na cidade.

A mesma organização adianta que as tropas paquistanesas necessitam de fazer mais para impedir a perda de vidas civis.

Apelo internacional ao Sri Lanka

Membros da comunidade internacional estão a apelar ao governo do Sri Lanka para que avance com as iniciativas de reconciliação após o fim dos combates com os Tigre Tamil.

Um porta-voz do ministério dos estrangeiros chinês afirmou que Pequim espera sinceramente que o Sri Lanka efectue uma reconciliação nacional, promova a estabilidade e o desenvolvimento.

As autoridades norte americanas acolheram com agrado o termo dos confrontos, e apelaram ao governo do Sri Lanka para que se envolva com as comunidades Tamil e Singalesas a fim alcançar um acordo político que beneficie todas as partes.

Etiópia desmente ter entrado na Somália

Testemunhas na Somália central disseram que tropas etíopes voltaram a entrar no país e estão estacionadas em Kalabeyir, uma localidade perto da fronteira.

A agência de notícias "Reuters" cita um porta-voz do Ministério etíope dos Negócios Estrangeiros, como tendo dito que as notícias são fabricadas e que a Etiópia não tem planos para entrar em território somali.

A Etiópia enviou milhares de tropas para a Somália em 2006 para ajudar o governo somali a escorraçar forças islamistas que tomaram o controlo da maior parte do país.

Entretanto, terminou em Kuala Lumpur, na Malásia, uma conferência internacional sobre pirataria marítima, tendo sido feito um apelo as Nações Unidas para coordenar as acções contra os piratas somalis.

Relacionados

XS
SM
MD
LG