Links de Acesso

As Últimas de Washington


Washington comprometida com a solução dos dois Estados

O presidente norte-americano declarou que a Casa Branca está comprometida com a solução dos dois Estados para o Médio Oriente. Em Washington, após um encontro na Sala Oval com Barack Obama, o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu disse estar pronto para iniciar negociações logo após os palestinianos reconhecerem o Estado de Israel.

Netanyahu afirmou que o povo palestiniano deverá ter um governo próprio, mas não mencionou um território autónomo. Perante Netanyahu, Obama defendeu a criação do Estado Palestiniano e que israelitas e palestinianos vivam lado-a-lado em paz.

A Autoridade Palestiniana saudou as declarações de Barack Obama. O porta-voz de Mahmoud Abbas classificou as declarações de Obama encorajadoras e as de Netanyahu desapontantes.

Ainda segundo o presidente norte-americano, o Executivo israelita tem noção que a construção dos colonatos tem de ser interrompida, ao abrigo do mapa para a paz delineado em 2003.

Sri Lanka: todo o país está sob controlo do governo

O chefe de estado-maior do exército do Sri Lanka, o General Sarath Fonseca anunciou que os líderes rebeldes foram totalmente derrotados e que terminaram as operações de combate no país.

Isto significa que pela primeira vez desde 1983 todo o país está sob controlo do governo.

A televisão estatal do Sri Lanka anunciou que o chefe dos rebeldes Tigres, Velupillai Prabhakaran, foi morto. O líder dos rebeldes foi morto quando tentava escapar numa ambulância. Ao mesmo tempo a televisão estatal mostrava imagens do corpo do filho de Prabhakaran, Charles Anthony.

Uma fonte na presidência disse a Voz da América que o anúncio formal da morte do líder rebelde será feito após a identificação positiva do corpo.

Os rebeldes lutavam há 26 anos pela independência de um território Tamil.

Contra a pirataria ao largo da Somália

A União Europeia pode vir a alargar a missão anti pirataria ao largo da Somália ate as ilhas Seychelles.

Os ministros da Defesa da União Europeia reunidos em Bruxelas indicaram estarem de acordo sobre o alargamento das patrulhas navais, na sequência de um certo número de ataques por parte de piratas somalis na zona das ilhas Seychelles.

A operação da União Europeia, denominada de Atalanta, tem centrado as suas atenções de combate aos piratas no Golfo de Aden e nas águas ao largo da costa da Somália.

Julgamento de Aung San Suu Kyi vai prosseguir

O advogado da dirigente da oposição birmanesa Aung San Suu Kyi afirmou que o julgamento sob a acusação de violação das condições de detenção domiciliária vai continuar amanhã, terça-feira.

A dirigente oposicionista e duas assistentes foram acusadas após um norte-americano ter nadado através do lago e escondido na sua residência.

Se for condenada enfrenta uma pena de prisão de até cinco anos.

Relacionados

XS
SM
MD
LG