Links de Acesso

Espaço para a Inovação e Investigação em África


Numa tentativa para avançar a politica de investigação independente em África, parceiros americanos e canadianos prometeram 30 milhões de dólares para fortalecer uma crescente comunidade de centros de estudo.

Vinte e um centros de estudo africanos do Quénia ao Senegal vão receber fundos flexíveis a longo prazo para criarem um espaço para a inovação e investigação na arena política em África.

A chamada Iniciativa Think Thank, que se destina a fortalecer a investigação política local nos países subdesenvolvidos, lançou esta semana este programa sobre África na reunião anual do Banco de Desenvolvimento Africano em Dacar.

Marie-Claude Martin é a líder do programa Iniciativa Think Tank.

"O principal objectivo é o de fornecer apoio a organizações de investigação de política de uma forma a que possam ser mais influentes, possam aumentar a sua credibilidade, aumentar a qualidade de investigação e depois influenciar os fabricantes da política, influencia a comunidade foram dos fabricantes da política, as ONGs etc…E serem visíveis em termos de ajudar o país a seguir em frente através dos diferentes desafios económicos e sociais que enfrentam."

A comunidade africana dos centros de estudos e relativamente jovem, mas está a crescer rapidamente. De mais de 300 pedidos de ajuda, a iniciativa seleccionou 24 centros de estudo da África Ocidental e Oriental, incluindo o Benin, Burkina Faso, Etiópia, Gana, Mali, Nigéria, Ruanda, Senegal, Tanzânia e Uganda.

Jean Mensa é a directora executiva do Instituto de Assuntos Económicos do Gana, um dos centros de estudo que recebeu financiamento. Ela diz que o financiamento vai ajudar a melhorar o debate nacional no Gana.

"Vai dar-nos energia e vai-nos permitir planear e engajar em planos estratégicos a longo prazo e seguir o nosso plano. Vai-nos também ajudar, entre outras coisas, a recrutar e manter pessoal de alto nível."

Jean Mensa acrescentou que tem havido grandes progressos desde que o instituto foi criado há 20 anos como primeiro centro de estudos políticos do Gana.

Relacionados

XS
SM
MD
LG