Links de Acesso

Últimas de Washington


O primeiro-ministro zimbabueano, Morgan Tsvangirai afirmou que violações do acordo de partilha do poder por parte de elementos do anterior governo estão a fazer com que os doadores estrangeiros se mostrem relutantes.

Tsvangirai acrescentou que continuam a existir no Zimbabué elementos que se recusam a aceitar as mudanças em curso no país.

O primeiro-ministro reiterou no entanto o seu empenhamento em trabalhar com o partido do presidnete Robert Mugabe no seio do governo de unidade.

O novo governo de Harare apelou à concessão de milhares de milhões de dólares em ajuda externa para restaurar os serviços públicos e recuperar a economia.


Somália: novos confrontos fazem 7 mortos


Na Somália, confrontos na região central do país entre forças pro-governamentais e rebeldes saldaram-se pela morte de pelo menos 7 pessoas.

Os confrontos opuseram milícias aliadas ao governo a militantes do grupo radical islâmico al Shabab na cidade central de Mahas.

Estes incidentes surgem na sequência de renovados confrontos na capital, Mogadíscio. Nos últimos 5 dias os combates na capital fizeram 113 mortos e mais de 300 feridos.

Por outro lado, a violência obrigou mais de 27 mil pessoas a fugirem da capital.

Sri Lanka: bombardeamento contra hospital mata 50 pessoas

No Sri Lanka, um hospital na zona de guerra no norte do país foi atingido por bombardeamentos que fizeram pelo menos 50 mortos.

A Cruz Vermelha Internacional afirmou entretanto que um dos seus funcionários, assim como a sua mãe, morreram nos bombardeamentos de hoje. Aquela organização humanitária não especificou contudo quais foram os autores do ataque.

Dezenas de milhar de civis encontram-se retidos na cada vez mais limitada zona de combate onde os rebeldes Tigre Tamil se encontram cercados pelas forças governamentais.

A Cruz Vermelha anunciou entretanto que iria fazer novas tentativas para salvar civis feridos e doentes. Ontem um navio da organização teve que voltar para trás devido à violência dos confrontos.

Índia: terminou período eleitoral

Na Índia terminou hoje o período eleitoral que se prolongou por cerca de 1 mês.

As urnas encerraram hoje depois dos indianos terem votado em 5 fases para escolher os seus 543 representantes no parlamento. Os resultados finais serão anunciados no sábado.

Nem a coligação liderada pelo Partido do Congresso nem a oposição do Partido Janata Bharatiya deverão conseguir a maioria parlamentar.

Desse modo ambos os partidos terão que procurar alianças com grupos mais pequenos para conseguir formar uma coligação.

Afeganistão: carro armadilhado vitima 7 civis

No Afeganistão, 7 civis morreram hoje devido à explosão de um carro armadilhado junto a uma base americana na cidade de Khost no leste do país.

No dia anterior, naquela mesma cidade, vários militantes barricaram-se em edifícios governamentais e confrontaram-se durante várias horas com forças afegãs e da coligação liderada pelos Estados Unidos.

O governador de Khost, numa entrevista à VOA, defendeu entretanto a actuação das forças de segurança afegãs durante o incidente.

Acrescentou que ninguém poderia ter controlado rapidamente um ataque do género.

Paquistão: exército deve minimizar baixas civis


No Paquistão, o chefe do estado-maior do exército deu ordens às suas tropas para que minimizem as baixas entre civis durante os confrontos com os talibãs, mesmo que isso se traduza por um perigo acrescido para os soldados.

O general Ashfaq Kayani ordenou hoje ao exército para que efectue ataques de precisão contra os militantes. Fontes militares paquistanesas informaram que 751 militantes já foram abatidos durante uma operação no cale de Swat que está a decorrer desde a semana passada.

Não foram avançados números oficiais acerca de baixas civis sabendo-se contudo que mais de 800 mil pessoas já fugiram aos confrontos. Neste momento mais de 1 milhão de pessoas encontram-se deslocadas devido à violência na região norte do Paquistão.

Papa Bento XVI reafirma soberania palestiniana


O papa Bento XVI reafirmou o seu empenhamento num território palestiniano soberano e apelou a Israel para que ponha termo ao bloqueio à Faixa de Gaza.

O papa fez tais declarações na cidade palestiniana de Belém na Margem Ocidental do rio Jordão.

Bento XVI reuniu-se com o presidente palestiniano Mahmoud Abas e manifestou a sua profunda compaixão pelos palestinianos que sofreram e perderam familiares durante a ofensiva israelita contra Gaza no princípio do ano.

O papa está a efectuar um périplo de uma semana pelo Médio Oriente para tentar promover o diálogo entre o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

Contudo, o seu apoio à criação de um estado palestiniano independente, criou um certo atrito com Israel que ainda não aceitou tal ideia.




XS
SM
MD
LG