Links de Acesso

As Últimas de Washington


Jacob Zuma foi empossado hoje como o quarto presidente da África do Sul desde o fim do "apartheid", ultrapassando escândalos de corrupção e acusações criminais.

No seu discurso, o novo presidente sul-africano prometeu não se desviar do legado do venerável antigo presidente Nelson Mandela de reconstruir a nação pós-apartheid num espírito de unidade e reconciliação, tendo afirmado que "este é um momento de renovação".

Mas Jacob Zuma reconheceu também os difíceis tempos económicos que o mundo atravessa neste momento.

Milhares de sul-africanos assistiram a cerimónia de tomada de posse nos jardins da Union Building em Pretória, que contou também com a presença de 30 chefes de estado e de Nelson Mandela, que tem 90 anos de idade e aparentou um ar frágil.

Jacob Zuma deverá dar a conhecer o seu governo amanhã, domingo.

Reformistas candidatos as presidenciais no Irão

No Irão, dois destacados reformistas registaram-se oficialmente como candidatos as eleições presidenciais, desafiando Mahmoud Ahmadinejad que procura um segundo mandato.

Os candidatos moderados, o antigo primeiro-ministro Mir-Hossein Mousavi e o ex-lider do parlamento Mehdi Karroubi, criticaram o actual presidente quando se registavam para concorrer as presidenciais marcadas para 12 de Junho.

Ambos disseram que irão procurar reparar as relações do Irão com o mundo exterior, que foram prejudicadas durante os quatro anos de presidência de Ahmadinejad.

Tribunal Iraniano vai ouvir apelo de jornalista

O advogado da detida jornalista iraniano-americana Roxana Saberi anunciou que um tribunal iraniano vai ouvir o apelo dela contra a sua sentença de prisão no domingo.

Não se sabe quanto tempo o tribunal vai demorar a analisar o veredicto de Saberi que foi condenada a oito anos de cadeia no mês passado por acusações de espionagem.

A família da jornalista "freelance" e o governo americano disseram que as acusações contra ela não tem fundamento.

Residentes do Vale de Swat encurralados pelos combates

Militares paquistaneses recomeçaram a sua ofensiva contra militantes Taliban no noroeste do pais por entre crescentes preocupações sobre civis que não terão conseguido escapar durante dias de intensos confrontos armados.

Tropas terrestres, helicópteros e aviões bombardearam alvos militantes suspeitos no Vale de Swat no sábado, enquanto prosseguem os combates nos distritos de Kabal e Dir.

Pessoas que fugiram da área reportaram várias baixas de civis. As Nações Unidas disseram que centenas de milhar de pessoas deixaram as suas casas devido a violência, mas que alguns residentes não conseguiram escapar e estão encurralados entre os combates.

Coreia do Norte descarta qualquer diálogo com o Sul

A Coreia do Norte descartou a perspectiva de qualquer diálogo com a Coreia do Sul, em retaliação pelas críticas de Seul ao registo de direitos humanos de Pyongyang.

Desconhece-se se a tomada de atitude da Coreia do Norte irá colocar em perigo as propostas conversações sobre um complexo industrial conjunto em Kaesong, junto a fronteira que divide os dois países.

As relações entre as duas Coreias deterioraram-se desde que um governo conservador tomou posse em Seul em Fevereiro de 2008. Desde então, todos os principais projectos conjuntos, excepto o parque industrial de Kaesong, foram suspensos.

Parada Militar assinala Dia da Vitória em Moscovo

As forças armadas russas desfilaram hoje armamento pesado através da Praça Vermelha em Moscovo, durante a parada militar anual do Dia da Vitória, assinalando o sexagésimo-quarto aniversário da rendição da Alemanha Nazi a União Soviética na Segunda Guerra Mundial.

O presidente Dmitri Medvedev e o primeiro-ministro Vladimir Putin assistiram ao desfile militar, tendo Medvedev afirmado que as forças militares do país estão prontas para repelir qualquer agressão.

Papa condena manipulação ideológica da religião

O Papa Bento XVI, no segundo dia da sua visita de uma semana ao Médio Oriente, condenou a "manipulação ideológica da religião", algumas vezes por motivos políticos, levando a tensões, divisões e violência na sociedade e apelou para um diálogo ecuménico.

Falando a lideres muçulmanos e outros dignatários hoje na mesquita Hussein Bin Talal, em Amã, a capital da Jordânia, o Papa afirmou que a religião deve ser uma força para o bem, não para divisão.

Também hoje, o líder da Igreja Católica apelou para o respeito mútuo e cooperação entre cristãos e judeus. O apelo foi feito no Monte Nebo, na Jordânia, donde se vê o vale do rio Jordão onde a Bíblia diz que Moisés viu a Terra Prometida antes de morrer.

Obama pede reformas nos cartões de crédito

O presidente Barack Obama pediu ao Congresso para aprovar legislação que reforme a industria dos cartões de credito, de forma a torna-la mais honesta e transparente para os consumidores.

Na sua mensagem semanal pela rádio, Obama disse que os consumidores muitas vezes são ludibriados pelas companhias de cartões de crédito que lhes impõem súbitas subidas de encargos, penalidades injustas e taxas escondidas.

O presidente afirmou que os consumidores devem também não recear que qualquer novo cartão de crédito venha acompanhado de condições, sendo necessária uma lupa e um livro de consulta para ler um pedido de oferta.

O presidente Obama apelou aos congressistas para terem a lei pronta para ele assinar no feriado do Memorial Day, no próximo dia 25 de Maio.

Gripe Suína mata mais três pessoas no México

Mais três pessoas morreram no México vitimadas pelo vírus A-H1N1 da gripe suína, enquanto a OMS anunciou que o vírus já se espalhou a 29 países.

A OMS anunciou também que o número confirmado de casos de gripe suína no mundo elevou-se a 3440, com as últimas infecções a ocorrerem na Argentina, Panamá, Austrália e Japão.

O governo britânico informou que descodificou a informação genética do vírus, ficando assim muito perto de desenvolver uma vacina contra a gripe suína.

XS
SM
MD
LG