Links de Acesso

Últimas de Washington


O governo do Chade está a tentar travar o avanço dos rebeldes sobre a capital, N´Djamena, confrontos que resultaram em perto de 150 mortos.

O Chade insiste que os rebeldes são provenientes do Sudão e que têm sido apoiados pelo governo daquele país, uma acusação que as autoridades sudanesas negam.

Os dois países assinaram um acordo de reconciliação poucos dias antes dos confrontos terem eclodido.

O Conselho para a Paz e Segurança da União Africana reuniu-se hoje na capital etíope para debater a situação. O embaixador chadiano junto da UA apelou ao Conselho para que condene explicitamente o Sudão.

As forças chadianas mataram 125 rebeldes e capturaram mais de 150 na sequência dos combates ocorridos na quinta-feira na localidade de Am-Dam.

Em resultado da violência, o Alto Comissário da ONU para os Refugiados retiraram todo o seu pessoal, com excepção de dois, dos seus acampamentos no Leste do Chade, onde se encontram alojados 60 mil refugiados.

Somália: novos confrontos em Mogadíscio

Pelo menos duas pessoas foram mortas e 55 outras ficaram feridas na sequência dos confrontos travados em Mogadíscio, a capital somali, entre um grupo islâmico pro-governamental e militantes islâmicos da linha dura.

Notícias citam um elemento da oposição e um líder rebelde shabaab como tendo afirmado que o ataque começou quando as forças da União dos Tribunais Islâmicos, pro-governamentais, se confrontaram com o comandante rebelde.

Paquistão: exército abate 140 militantes islâmicas

O exército paquistanês informou ter abatido 140 militantes islâmicos em batalhas nos últimos dias no Vale de Swat.

O major-general Athar Abbas disse que a luta é uma tentativa em larga escala das forças paquistanesas para eliminar guerrilheiros Taliban em Swat.

O Paquistão lançou novos ataques aéreos hoje contra suspeitas posições dos Taliban no Vale de Swat, um dia depois do primeiro-ministro Yousuf Raza Gilani ter ordenado aos militares para eliminar militantes da região.

A agência de refugiados das Nações Unidas disse que cerca de meio milhão de pessoas fugiram dos combates no noroeste do Paquistão nos últimos dias, elevando o número total de deslocados nos últimos meses para cerca de um milhão.

Enviado americano faz apelo à Coreia do Norte

O enviado especial americano para a Coreia do Norte apelou a Pyongyang para que não faça um novo teste nuclear e para que regresse à mesa das negociações.

Sthepen Bosworth afirmou hoje em Seoul que a Coreia do Norte terá que arcar com as consequências caso realize um segundo teste.

Bosworth está a efectuar um périplo asiático que já o levou à China. O enviado americano desloca-se ainda ao Japão.

Papa Bento XVI expressa simpatia pelo Islão


O papa Bento XVI expressou a sua profunda simpatia pelo Islão no inicio do seu périplo de uma semana pelo Médio Oriente.

O papa chegou hoje à Jordânia tendo afirmado em Amã que a liberdade religiosa é um direito fundamental.

Durante a sua estadia de 3 dias na Jordânia, Bento XVI vai encontrar-se com líderes islâmicos e visitará uma mesquita assim como outros locais religiosos.

Durante esta sua visita ao Médio Oriente o papa desloca-se igualmente a Israel e aos territórios palestinianos.

Irão: linha dura candidata-se à presidência

No Irão um antigo comandante da guarda revolucionária apresentou formalmente a sua candidatura à presidência desafiando o actual presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Moshen Rezaei que se registou hoje em Teerão como candidato ao escrutínio de 12 de Julho, tem criticado com veemência o desempenho do presidente Ahmadinejad sobretudo no que se refere à economia.

Ahmadinejad acabou entretanto de anunciar oficialmente a sua candidatura a um segundo mandato.




XS
SM
MD
LG