Links de Acesso

Últimas de Washington


O presidente americano, Barack Obama anunciou hoje uma nova série de cortes orçamentais totalizando 17 mil milhões de dólares.

O presidente declarou que o governo federal não pode continuar a dar-se ao luxo de gastar dinheiro como se o deficit não fosse importante. Acrescentou que muito dinheiro está a ser gasto de um modo pouco eficaz.

A Casa Branca publicou uma lista de 121 programas federais que vão ser reduzidos no próximo ano fiscal. Estes cortes constituem no entanto uma parcela ínfima do orçamento de 3 triliões e meio de dólares aprovado no mês passado pelo Congresso americano.

Afeganistão: multidão enraivecida apedreja edifícios


No Afeganistão uma multidão enraivecida apedrejou hoje edifícios governamentais na zona ocidental do país para protestar contra as recentes baixas civis causadas alegadamente por ataques da força aérea americana.

Entidades oficiais afegãs afirmaram que a polícia disparou para o ar para tentar dispersar a multidão reunida na cidade de Farah na província do mesmo nome. Pelo menos 3 pessoas ficaram feridas no incidente.

Os manifestantes protestavam contra um incidente na província de Farah no princípio da semana. Segundo entidades locais afegãs ataques aéreos americanos e outros confrontos saldaram-se pela morte de mais de 100 pessoas na sua maior parte civis.

O secretário americano da defesa, Robert Gates, afirmou que o incidente estava a ser investigado.

Paquistão: prossegue ofensiva contra talibãs


No Paquistão, muitos civis estão a fugir do vale de Swat no momento em que as forças governamentais estão a intensificar a sua ofensiva contra os militantes talibãs naquela região.

As autoridades paquistanesas aligeiraram entretanto o recolher obrigatório e dezenas de milhar de pessoas aproveitaram a ocasião para deixar a zona.

Um porta-voz da Cruz Vermelha afirmou que muitas das pessoas deslocadas não recolheram a campos de refugiados albergando-se noutras zonas do distrito.

O exército paquistanês afirma que mais de 200 militantes foram mortos nesta ofensiva.

Somália: piratas tentam desviar navio americano


A Marinha dos Estados Unidos disse que um dos seus navios de carga conseguiu escapar quarta-feira de um ataque de piratas ao largo da costa leste da Somália.

Um comunicado da Quinta Esquadra Americana informa que duas pequenas embarcações de piratas perseguiram durante mais de uma hora o navio "Lewis and Clark".

Hoje, piratas somalis apresaram no Golfo de Aden um navio cargueiro holandês e os seus 18 tripulantes, tendo agora na sua posse 20 navios com mais de 250 reféns.

Quénia: descendente de colonos culpado de homicídio

Um descendente da mais famosa família de colonos brancos do Quénia foi declarado culpado de homicídio involuntário pela morte de um homem negro na sua propriedade.

Thomas Cholmondeley tinha originalmente sido declarado culpado de assassínio pelo disparo mortal em 2006 de Robert Njoya. Mas um tribunal de Nairobi reduziu a acusação, afirmando que Chamelee não tinha mostrado malícia quando disparou.

Os advogados de Cholmondeley, de 40 anos, invocaram autodefesa na morte de Njoya, um suspeito caçador furtivo. A sentença esta marcada para terça-feira da próxima semana.

Thomas Cholmondeley é bisneto do terceiro Lord Delamere, um dos originais colonos brancos do Quénia.

Congo-Kinshasa e Ruanda reatam relações diplomáticas


O Ruanda designou um embaixador para o Congo Kinsahasa, mais de 10 anos depois do corte das relações diplomáticas entre os dois países.

Os laços diplomáticos entre o Ruanda e o Congo foram cortados em 1998,no inicio da guerra civil congolesa em que participaram o Ruanda e outros países da África Central.

Para assinalar a melhoria das suas relações diplomáticas, os dois países vizinhos lançaram uma ofensiva conjunta, no princípio deste ano, contra os rebeldes hutus ruandeses no Congo.

XS
SM
MD
LG