Links de Acesso

Zuma eleito Presidente da África do Sul


O Parlamento da África do Sul elegeu o líder do Congresso Nacional Africano (ANC), Jacob Zuma, para ser o próximo Presidente da República. A votação ocorreu duas semanas depois do ANC ter vencido com uma enorme margem as eleições nacionais.

Os delegados do ANC cantaram e dançaram na sala da Assembleia Nacional na Cidade do Cabo, quando elegeram Jacob Zuma para ser o próximo presidente da África do Sul.

Após a votação, Zuma prometeu conduzir a África do Sul em direcção a um país unido, não-racial e não-sexista.

"Com o apoio da minha organização, o ANC, assim como de todos os sul-africanos, espero dirigir o país no caminho da amizade, cooperação, harmonia, unidade e mudanças rápidas."

Jacob Zuma foi nomeado pela ícone anti-apartheid e ex-mulher do antigo presidente Nelson Mandela, Winnie Madikizela-Mandela.

"Nomeio para presidente da Republica da Africa do Sul, o presidente do Congresso Nacional Africano, o homem do povo, o honorável membro Jacob Zuma."

O ANC obteve perto de 66 por cento dos votos e 264 assentos parlamentares em eleições caracterizadas por uma intensa campanha e uma elevada percentagem de votantes.

Mas o ANC viu-se privado da maioria de dois terços dos deputados e perdeu o controlo da Província do Cabo Ocidental devido a ganhos de dois partidos da oposição, a Aliança Democrática e um novo partido formado por dissidentes do ANC, o Congresso do Povo (COPE).

As nove Assembleias Provinciais da África do Sul foram também hoje convocadas e escolheram os governadores provinciais.

O presidente-eleito Zuma toma posse do cargo no próximo sábado em Pretória e anunciara o seu governo no domingo.

Jacob Zuma prometeu criar postos de trabalho, combater a pobreza e fornecer mais serviços sociais aos sul-africanos, 40 por cento dos quais vivem com menos de dois dólares por dia.

Analistas dizem que um dos seus maiores desafios será satisfazer as aspirações dos pobres, dos trabalhadores sindicalizados e membros da ala esquerda do ANC, mantendo ao mesmo tempo a confiança dos empresários e dos investidores estrangeiros.

Relacionados

XS
SM
MD
LG