Links de Acesso

Últimas de Washington


O tribunal especial das Nações Unidas para a Serra Leoa rejeitou um apelo da defesa para a libertação do antigo presidente da Libéria, Charles Taylor.

Aquele tribunal deliberou hoje que a acusação tinha apresentado provas capazes de basearem uma eventual condenação de Taylor.

O antigo presidente liberiano é acusado de crimes de guerra e de crimes contra a humanidade durante a guerra civil na Serra Leoa. Taylor declarou-se inocente das acusações.

A defesa deverá começar a apresentar a sua argumentação a favor de Taylor no dia 29 de Junho.

Sudão e Chade concluem acordo para termo de hostilidades


O Sudão e o Chade concluíram um acordo para o termo das hostilidades entre os dois países. O acordo foi ontem rubricado no Qatar no termo de 5 dias de conversações.

O documento prevê que os dois países vão trabalhar em conjunto para melhorar as relações bilaterais e para acabar com as campanhas de acusações mútuas nos meios de comunicação.

Será igualmente realizada, em data a anunciar, uma cimeira entre o presidente sudanês Omar al-Bashir e o seu homólogo chadiano Idriss Deby.

O secretário-geral da ONU Ban Ki-Moon congratulou-se entretanto com as conversações de paz e apelou aos dois países para que façam todos os esforços para abrandar a tensão.

Somália: navio sul-coreano afasta piratas


Um navio de guerra sul-coreano libertou um navio da marinha mercante da Coreia do Norte que estava a ser atacado por piratas ao largo da costa da Somália.

O navio sul-coreano recebeu um pedido de socorro e despachou um helicóptero para o local. Quando o helicóptero ameaçou abrir fogo os piratas desistiram do ataque.

O navio encontra-se na região desde o mês passado com a missão de proteger os barcos da marinha mercante da Coreia do Sul dos ataques dos piratas somalis.

Este incidente foi um raro exemplo de cooperação entre as duas Coreias desde o termo da guerra entre os dois países há 56 anos atrás.

Presidentes do Paquistão e do Afeganistão em Washington

O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari e o seu homólogo afegão, Hamid Karzai, chegaram a Washington hoje para uma cimeira, ainda esta semana, com o Presidente Barack Obama.

A Casa Branca anunciara a semana passada que Obama iria realizar conversações trilaterais na quarta-feira, esperando-se que os três líderes discutam estratégias conjuntas no Paquistão e Afeganistão que partilham fronteiras comuns. Os dois governos estão envolvidos em intensa luta contra os rebeldes talibãs. Obama vai-se reunir também separadamente com os líderes do Afeganistão e Paquistão.

Espera-se ainda que os presidentes do Paquistão e Afeganistão dêem uma conferência de imprensa conjunta, antes da sua partida de Washington.

Afeganistão: vaga de ataques faz 27 mortos


As autoridades afegãs disseram que uma vaga de ataques esta segunda-feira matou pelo menos 27 pessoas.

A província de Zabul, ao sul do Iraque, foi o cenário de dois importantes ataques. Uma explosão bombista ao longo da estrada naquela província remota afegã matou 12 pessoas que viajavam num tractor, enquanto os combatentes talibãs atacavam um grupo de guardas matando seis pessoas nas vizinhanças de Qalat, a capital provincial.

Ainda hoje um assaltante suicida, na Provincia de Laghman,matou o presidente da câmara da cidade, os seus três guarda-costas e três civis.


Gripe suína chega a Portugal

A ministra de saúde de Portugal, Ana Jorge, anunciou hoje o primeiro caso da gripe suína no país.Trata-se de uma jovem de 30 anos que esteve de visita ao México, e cuja situação clínica foi considerada de favorável pelas autoridades sanitárias portuguesas.Falando hoje em conferencia de imprensa Ana Jorge disse que a paciente não apresenta sintomas há vários dias, e que já teve a alta clínica.A mulher em causa esteve no México numa zona infectada com a gripe H1N1, e os seus familiares estão a ser acompanhados pelos serviços de saúde.


XS
SM
MD
LG