Links de Acesso

As Últimas de Washington


A polícia de choque egípcia e criadores de porcos confrontaram-se hoje nos arredores do Cairo quando os donos dos animais tentaram impedir as autoridades de abater todos os seus animais.

As autoridades egípcias iniciaram no sábado o abate de centenas de milhar de porcos, apesar da Organização Mundial de Saúde ter dito não haver provas de que aqueles animais estejam a transmitir o vírus H1N1 para os humanos.

O ministro egípcio da Saúde, Hatem el-Gabaly, anunciou quarta-feira o plano do governo para abater os porcos, embora o Egipto não tenha reportado qualquer caso da que é vulgarmente chamada gripe suína.

O veterinário-chefe da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) classificou o abate em massa de porcos um erro porque o vírus e uma gripe humana, não uma gripe suína.

A maioria dos egípcios são muçulmanos e não comem carne de porco. Os animais são criados e consumidos pela minoria cristã do Egipto, que constitui cerca de 10 por cento da população.

H1N1 Em Declínio No México

O ministro da Saúde do México, José Cordova, disse que a epidemia de gripe H1N1 no país alcançou o seu ponto máximo e está agora a declinar.

Por sua vez, o ministro da Protecção Social da Colômbia, Diego Palácio, confirmou o primeiro caso do vírus H1N1 de gripe suína no país, tendo acrescentado que o paciente esta em boas condições em casa.

Palácio disse que o paciente regressou recentemente do México, o epicentro do surto daquele tipo de gripe.

No sábado, as autoridades mexicanas informaram que o vírus matou mais três pessoas, elevando o número total de mortes no país para 19, com outras 454 pessoas infectadas.

Fora do México e dos Estados Unidos, o vírus H1N1 foi confirmado na Áustria, Grã-Bretanha, Canadá, Costa Rica, Dinamarca, França e Alemanha. Casos foram também confirmados em Hong Kong, Irlanda, Israel, Itália, Nova Zelândia, Holanda, Coreia do Sul, Espanha e Suíça.

Seychelles Prende Três Piratas Somalis Suspeitos

O presidente das Seychelles, James Mitchell, informou que a Guarda Costeira do país prendeu três piratas somalis suspeitos.

Os suspeitos, detidos em águas territoriais das Seychelles, deverão chegar hoje a capital do país, Victoria.

O arquipélago das Seychelles cobre mais de um milhão e 300 mil quilómetros quadrados no Oceano Índico.

Entretanto, um navio de guerra francês prendeu 11 piratas somalis no alto mar.

Paquistão Estabelece Tribunal Islâmico no Noroeste

O Paquistão anunciou a formação de um tribunal de apelação islâmico no noroeste do país como parte de um acordo de paz entre as forças de segurança e o Taliban, mas o grupo militante rejeitou afirmando que não tinha sido consultado.

Em Fevereiro, o governo paquistanês aceitou impor a lei islâmica no Vale de Swat e áreas circundantes em troca da paz com os militantes.

Mas o Paquistão na semana passada lançou uma ofensiva militar depois de ter dito que o Taliban havia violado a sua parte no acordo que requeria que depusesse as armas.

Oficiais militares paquistaneses disseram que mais de 170 militantes e dois agentes da polícia foram mortos desde que a operação principiou no distrito de Buner, a cerca de 100 quilómetros da capital, Islamabad.

Bomba Mata Quatro no Afeganistão

Funcionários afegãos disseram que a explosão de uma bomba no sul do país matou quatro pessoas, incluindo duas crianças.

Um porta-voz do governador da província de Helmand disse que a explosão no distrito de Gereshk feriu outras sete pessoas, incluindo dois polícias.

Ninguém reivindicou a responsabilidade pelo ataque, mas o Afeganistão tem sido alvo de uma cada vez maior rebelião dirigida pelo Taliban.

Um destacado comandante Taliban advertiu na semana passada que os militantes planeiam desencadear uma onda de emboscadas, ataques suicidas e bombardeamentos contra tropas estrangeiras no país.

Partido no Nepal Abandona Coligação

O Partido Comunista do Nepal (Unido Marxista-Leninista) abandonou a coligação liderada pelo Partido Maoista em protesto pela decisão do governo de demitir o chefe do exército, acusando o seu parceiro de coligação de actuar unilateralmente na medida tomada.

A formação marxista-leninista era a segunda maior facção na coligação governamental nepalesa e a sua saída deixa ao governo um futuro incerto.

O general Katawal foi demitido, sob a acusação de desobedecer a ordens superiores. Katawal tinha rejeitado exigências dos Maoistas para integrar antigos rebeldes maoistas no exército como parte de um acordo de paz mediado pelas Nações Unidas. A demissão é o mais recente episódio de uma cada vez maior luta pelo poder entre os Maoistas e os militares nepaleses.

O Nepal, um antigo reino localizado nos Himalaias, tenta recuperar de uma década de rebelião maoista que terminou com um acordo de paz em 2006.

Panamá Escolhe Novo Presidente

Os panamianos foram hoje a votos para eleger um novo presidente que irá supervisar a expansão do Canal do Panamá, o motor económico daquele país da América Central.

Os eleitores vão escolher entre o "rei" dos supermercados Ricardo Martinelli, do partido da oposição Mudança Democrática, e a antiga ministra da Habitação, Balbina Herrera, do Partido Revolucionário Democrático, no poder.

Ambos os candidatos apoiam a expansão do Canal do Panamá para aumentar a sua capacidade para acomodar navios maiores. A expansão está avaliada em cinco mil milhões de dólares e irá gerar trabalho para os panamianos.

Governo do Zimbabué Reduz Propinas Escolares

O governo do Zimbabué ordenou a todas as escolas públicas do país para reduzirem as suas propinas. O jornal zimbabueano "Sunday Mail" informou que o ministro da Educação, David Coltart, fez a recomendação depois de se tornar aparente que a maioria dos pais não podiam suportar os montantes em vigor.

As actuais propinas escolares no Zimbabué situam-se entre os 20 e os 280 dolares. Contudo, com uma taxa de desemprego de mais de 90 por cento, a maior parte dos zimbabueanos não tem sido capazes de fazer os pagamentos.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai disse que o governo está falido e portanto incapaz de ir ao encontro das exigências dos sindicatos para um aumento dos salários.

Casal Obama Janta Fora A Sos

O presidente Barack Obama e sua mulher Michelle jantaram sábado fora pela primeira vez desde que se mudaram para a Casa Branca.

O jantar a dois teve lugar no restaurante francês Citronelle, no bairro de Georgetown, um dos mais elegantes restaurantes de Washington. A notícia de que o casal Obama estava no restaurante espalhou-se rapidamente e centenas de pessoas concentraram-se em frente do estabelecimento, aguardando pela saída do presidente e da primeira dama.

O casal regressou a Casa Branca, a tempo do presidente Obama, um ávido adepto de basquetebol, assistir pela televisão a equipa da sua cidade adoptiva, o Chicago Bulls perder com o Boston Celtics, não sem que antes tivesse dado um pequeno passeio a pé na companhia de sua mulher nos jardins da residência oficial do Presidente dos Estados Unidos.

XS
SM
MD
LG