Links de Acesso

As Últimas de Washington


O presidente Barack Obama informou que a sua administração encetou uma acção agressiva para confrontar o surto do vírus H1N1 da gripe suína para se preparar para a possibilidade de ele vir a piorar.

Na sua mensagem semanal pela rádio, hoje, Obama descreveu as precauções que o governo tomou, incluindo o pedido ao Congresso para autorizar uma verba extraordinária de 1500 milhões de dólares para fornecer tratamentos e desenvolver uma vacina.

O presidente dos Estados Unidos disse que actual surto de gripe pode ser vencido através de tratamentos antivirais disponíveis.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou haver até agora 516 casos de gripe H1N1 em 15 países e o México disse que não se registaram mais mortes causadas pelo vírus, numa indicação de que o seu alastramento está a diminuir.


Karim Wade, filho do octogenário presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, foi nomeado ministro de Estado encarregue da cooperação internacional, infra-estruturas e aeronáutica, levando observadores políticos a especular que o presidente senegalês está a posicionar o seu filho para o suceder.

Karim Wade foi no mês passado eleito vereador da Câmara Municipal de Dacar. Antes disso foi conselheiro do seu pai e chefiou uma comissão que organizou uma cimeira islâmica internacional no ano passado no Senegal.

O novo primeiro-ministro senegalês, Souleymane Ndene Ndiaye, negou que Karim Wade tenha sido nomeado ministro por ser filho do presidente, afirmando que o foi por ser um empresário internacional bem sucedido.


Na Etiópia, 40 pessoas foram presas desde a semana passada, incluindo oficiais superiores do exército, por alegada conspiração para assassinar altos funcionários governamentais.

O ministro etíope das Comunicações, Bereket Simon, disse a jornalistas que seis dos suspeitos eram oficiais do exército no activo, incluindo um general.

Bereket disse que a polícia encontrou provas de que o grupo estava também a planear destruir sistemas de telecomunicações e centrais eléctricas e que o seu objectivo era abrir caminho para manifestações de rua para derrubar o governo.

O ministro acrescentou que os suspeitos pertencem ao grupo Ginbot 7 e que estão ligados a Coligação para a Unidade e Democracia. A coligação da oposição acusou o partido do primeiro-ministro Meles Zenawi de falsificar os resultados das eleições parlamentares de 2005, que geraram em violência causando a morte a mais de 200 pessoas e a detenção de centenas.


Piratas somalis apresaram hoje um cargueiro britânico e um navio ucraniano de transporte de carros no Oceano Índico.

Ontem, a fragata portuguesa "Côrte Real" impediu piratas de atacarem um petroleiro com pavilhão das Bahamas no Golfo de Aden, tendo posteriormente interceptado o navio-mãe dos piratas, onde foram encontrados quatro paus de explosivos P4A, capazes de abrir um buraco no casco de ferro de um navio.

Os marinheiros portugueses inicialmente detiveram os 19 somalis que se encontravam a bordo, mas após consultas com Lisboa, acabaram por libertá-los.


No Sri Lanka, pelo menos 64 civis foram mortos num ataque a um hospital improvisado na zona de guerra no norte da ilha.

Guerrilheiros Tigres Tamil disseram que duas granadas de artilharia disparadas por forças governamentais atingiram o hospital em Mulliavaikai, acusação negada por um brigadeiro do exército cingalês.

A agência Associated Press citou um funcionário de saúde não identificado como tendo dito que outras 87 pessoas ficaram feridas no ataque contra território na posse de rebeldes Tamil.

O exército do Sri Lanka disse sexta-feira que as suas tropas encurralaram os rebeldes numa faixa de cinco quilómetros de comprimento no nordeste da ilha e que se preparam para o ataque final.


Oficiais do exército paquistanês informaram que forças de segurança confrontaram-se com militantes perto da fronteira afegã, deixando mortos 16 militantes e dois soldados.

O confronto ocorreu depois de militantes terem atacado um posto militar no distrito tribal de Mohmad. As forças paquistanesas estão também a combater rebeldes Taliban no noroeste do país, tendo mais de 170 militantes e pelo menos dois polícias morrido em vários dias de luta.

O Paquistão lançou a ofensiva militar contra os Taliban após estes terem avançado ate menos de 100 quilómetros da capital, Islamabad, violando um acordo de paz na região que requer o desarme dos militantes.


Forças internacionais e afegãs alvejaram militantes no Afeganistão, um dia depois de três soldados americanos e dois outros da Letónia terem morrido num ataque no leste do país.

Um porta-voz militar americano disse que as forças de coligação e afegãs abateram cinco militantes durante operações na província de Helmand, no sul do país.

Entretanto, uma bomba a beira da estrada matou o chefe da polícia do distrito de Farsi e o seu guarda-costas na província ocidental de Herat, tendo seis outros polícias ficado feridos na explosão.


A polícia iraquiana informou que três trabalhadores morreram e dois outros ficaram feridos na explosão de uma bomba a beira da estrada perto da cidade nortenha de Kirkuk.

A região de Kirkuk, rica em petróleo, tem estado no centro de uma luta pelo poder entre grupos étnicos e religiosos, incluindo curdos, árabes, turcos e cristãos.

Na sexta-feira, um porta-voz militar americano, o major-general David Perkins, responsabilizou a al-Qaida pela recente onda de ataques no Iraque, tendo acrescentado que o grupo terrorista tenciona com isso recuperar a influência ao redor da capital, Bagdade, e a cidade nortenha de Mosul.


Aviões israelitas bombardearam túneis por debaixo da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egipto, depois de militantes palestinianos terem disparado três "rockets".

Os ataques ocorreram perto de Rafah. Os disparos de "rockets" por militantes palestinianos contrra Israel diminuíram consideravelmente desde que o Egipto tem vindo a mediar entre Israel e militantes Hamas que governam a Faixa de Gaza.

Relacionados

XS
SM
MD
LG