Links de Acesso

EUA Querem Expandir Relações com África


Os Estados Unidos consideram a intervenção de militares na cena política da Guine-Bissau como inconstitucional e ilegal. Quem o disse foi o indigitado Secretàrio de Estado Assistente para os assuntos africanos Johnnie Carson. O diplomata americano disse ainda que o governo de Barack Obama quer expandir o acesso livre de produtos africanos aos estados Unidos.

Falando numa audiência do senado para a sua confirmação Carson sublinhou a importância do continente africano para os Estados Unidos como parceiro comercial fazendo recordar que o continente africano fornece 15 por cento do petróleo consumido pelos estados unidos e maioria do gás liquefeito .

Johnnie Carson disse ao comité de relações externas do senado ter havido grandes progressos em África em termos de democratização e liberalização das economias e também uma redução 'aguda" no número de conflitos em redor de África.

Mas disse que " nos últimos doze meses militares africanos intervieram ilegalmente e constitucionalmente em quatro países", sendo um deles a Guine Bissau.

O futuro Secretário de Estado Assistente para Assuntos Africanos disse que incentivar o crescimento das economias de África será um das prioridades da administração Obama.

Carson disse que o governo norte-americano quer "rever e expandir" a chama Lei de Oportunidade e Crescimento em África pela qual 40 países africanos têm acesso preferencial aos mercados americanos.

Carson mostrou-se também um defensor da chamada Conta do Desafio do Milénio, um programa iniciado pela administração Bush e que beneficiam entre outros países Moçambique e Cabo Verde.O diplomata afirmou que os Estados Unidos devem dar um "ênfase renovado e sustentável" à agricultura em África, promovendo também iniciativas de crescimento do sector privado, particularmente pequenas e medias empresas e ainda a transparência.

As prioridades apontadas por Carson para a política africana da administração Obama são para alem do crescimento económico sustentável, o fortalecimento das instituições democráticas, a prevenção de conflitos e o combate às pandemias, insegurança alimentar, trafico de drogas e insegurança marítima.

Carson fez notar que o trafico de drogas é o que chamou de "um crescente problema na África ocidental" acrescentando que isso poderá tornar nua principal força de destabilização nos próximos anos se não for travado.

Relacionados

XS
SM
MD
LG