Links de Acesso

FMI Elogia Governo Angolano


O Fundo Monetário Internacional disse que Angola alcançou grandes progressos em estabilizar e reconstruir a sua economia mas avisou que as perspectivas de crescimento a curto prazo diminuíram significativamente. Contudo ao mesmo tempo o Banco Mundial afirmou que as receitas petrolíferas de Angola recuperaram nos últimos dois meses.

No seu documento sobre as consultas efectuadas com as autoridades de Luanda sobre a economia do paíso FMI afirma que a crise da economia global deverá resultar num abrandamento económico de três e meio por cento em Angola.

Tendo em conta que segundo a organização o crescimento económico de Angola foi de quase 15 por cento o ano passado isto significa que o crescimento este ano deverá estar situado abaixo dos 12 por cento.

O documento afirma que a inflação aumentou em Dezembro e que o ano passado ficou aquém dos planos governamentais de baixar a inflação para baixo dos dez por cento.

Os directores executivos do FMI "elogiam" no entanto as autoridades angolanas pelos "seus fortes esforços em reconstruir a económica desde o fim da guerra civil em 2002".

Saúdam também o orçamento suplementar para este ano que vai limitar gastos de acordos com a baixa nos rendimentos do petróleo "evitando ao mesmo tempo uma contracção fiscal excessiva que poderá deteriorar o abrandamento".

Os directores do FMI na sua avaliação económica afirmam que a médio prazo e para dar um crescimento sustentável ao sector não petrolífero o governo angolano terá que "fortalecer" a sua competitividade melhorando o ambiente empresarial, baixando os custos da actividade empresarial e eliminado problemas de "engarrafamento" na do lado da oferta de produtos.

O FMI encoraja também as autoridades angolanas a avançarem gradualmente para um sistema cambial "mais flexível" à medida que a economia se diversificar.

Por outro lado o Banco Mundial disse que as receitas petrolíferas angolanas recuperaram nos últimos dois meses graças a um ligeiro aumento de produção e preços.

Apesar disso no conjunto dos dois primeiros meses do ano registou se uma baixa de dez por cento face ao período homólogo.

Relacionados

XS
SM
MD
LG