Links de Acesso

Últimas de Washington


A Organização Mundial de Saúde, a OMS, decidiu aumentar o nível de alerta contra a gripe suína no momento em que entidades sanitárias através do Mundo tentam impedir o alastramento daquela doença que já fez mais de 150 mortos no México. Entretanto o vírus parece estar a afectar mais regiões mexicanas pondo em questão as medidas de controlo do governo.

A maior parte dos casos de gripe suína foram detectados na região central do México. Contudo neste momento o vírus já se encontra presente em praticamente todo o país. Em cidades superpovoadas e pobres o vírus pode encontrar condições óptimas para uma rápida propagação e as autoridades sanitárias mexicanas advertiram que todas as pessoas com sintomas de gripe deviam procurar tratamento médico de imediato.

Entretanto aqui nos Estados Unidos já foram confirmados 44 casos da doença. Já se verificaram igualmente casos na Grã-Bretanha, Canadá, Nova Zelândia, Israel e Espanha.

Apesar de os vírus da gripe suína serem normalmente específicos para a espécie, por vezes passam a barreira causando doença em humanos o que parece ser o caso neste momento.

Paquistão: prossegue ofensiva contra talibãs


No Paquistão, prossegue a ofensiva governamental contra os militantes talibãs no noroeste do país. As forças armadas paquistanesas estão a tentar desalojar os extremistas da região de Buner a apenas 100 km da capital, Islamabad.

Um porta-voz do exército paquistanês afirmou que as operações contra os talibãs tinham sido incrementadas depois de terem sido interceptadas comunicações dos extremistas dando a entender que não tinham planos para se retirarem da região de Buner.

A mesma fonte acrescentou que cerca de 500 militantes permaneceriam naquela zona.

Marinha espanhola detém piratas somalis


Um navio da marinha espanhola capturou 9 piratas Somalis que se presume tenham estado envolvidos no ataque contra um paquete italiano.

Entidades oficiais das Seychelles afirmaram que o navio espanhol lhes entregou os piratas acrescentando que eles poderiam ser julgados localmente.

Os piratas tinham tentado desviar o paquete italiano "Melody" no sábado passado quando o navio passava a norte das Seychelles com mais de mil e 500 passageiros a bordo. A tripulação conseguiu repelir os atacantes usando armas de fogo.


Somália: libertados 2 europeus


Guerrilheiros somalis libertaram 2 europeus que se encontravam cativos há 9 dias.

Os dois funcionários de agências de auxílio de nacionalidades belga e holandesa, afirmaram entretanto que não foram maltratados durante o cativeiro.

Os dois funcionários trabalham para a organização Médicos sem Fronteiras e tinham sido raptados no dia 19 de Abril na região somali de Bakol.

Nigéria: soldados condenados à prisão perpétua


Na Nigéria, um tribunal militar condenou 27 antigos capacetes azuis das Nações Unidas a penas de prisão perpétua visto terem protestado para receberem maiores vencimentos.

Os soldados bloquearam uma estrada principal durante uma manifestação na cidade de Akure em Julho passado exigindo o pagamento de milhares de dólares a que teriam direito durante a sua comissão de serviço na Libéria.

O tribunal considerou a acção como sendo um motim. Um advogado dos soldados afirmou entretanto que os seus clientes vão recorrer da sentença.

Rússia preocupada com União Europeia


A Rússia afirmou que permanece preocupada acerca dos planos da União Europeia de fortalecer os laços com antigos estados soviéticos apesar das garantias de Bruxelas de que não pretende alargara a sua esfera de influência.

O ministro russo dos negócios estrangeiros Sergei Lavrov afirmou hoje no Luxemburgo que recentes declarações de responsáveis europeus tinham alarmado Moscovo.

A União Europeia realizará uma reunião no dia 7 de Maio para debater o alargamento dos laços políticos e económicos com a Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, Moldávia e Ucrânia.


XS
SM
MD
LG