Links de Acesso

México é Centro da Epidemia de Gripe Suína


A maior parte dos casos de gripe suína foram detectados na região central do México. Contudo neste momento o vírus já se encontra presente em praticamente todo o país.

Em cidades superpovoadas e pobres o vírus pode encontrar condições óptimas para uma rápida propagação e as autoridades sanitárias mexicanas advertiram que todas as pessoas com sintomas de gripe deviam procurar tratamento médico de imediato.

Na cidade fronteiriça de Juarez, perto dos Estados Unidos pelo menos duas pessoas estão a ser tratadas aparentando sintomas da gripe suína. Contudo o governador do estado de Chihuahua, José Reyes Baeza afirmou à VOA que não há ainda casos confirmados da gripe suína no seu estado.

O governador salientou que o seu estado estava de qualquer modo a tomar precauções em coordenação com as autoridades federais mexicanas.

De referir que o México decidiu encerrar todas as escolas do país pelo menos até ao dia 6 de Maio e proibir grandes concentrações de pessoas tais como acontecimentos desportivos onde o vírus poderia transmitir-se mais fàcilmente.

As autoridades mexicanas reconhecem contudo que o sistema de saúde nacional está a ter dificuldade em responder à crise depois da hospitalização de pelo menos 2 mil pessoas. Referiram no entanto que dispunham para já de medicamentos suficientes para tratar as vítimas.

O que é a gripe suína

Mas exactamente o que é a gripe suína? Trata-se de uma doença respiratória aguda dos porcos, altamente contagiosa, causada por um dos vários vírus de influenza tipo A que circulam entre estes animais. Este tipo de vírus tende a causar alta taxa de infecção mas baixa mortalidade, entre 1 a 4%. O vírus transmite-se entre suínos por contacto directo ou indirecto e há suínos que são portadores do vírus e que não apresentam sintomas. Os suínos podem também ficar infectados com vírus de influenza aviária e vírus de influenza humana. Por vezes os suínos podem ficar infectados com mais do que um tipo de vírus o que pode permitir que os genes destes vírus se misturem. Esta situação pode originar um vírus de influenza que contenha genes de várias fontes.

Apesar de os vírus de influenza suína serem normalmente específicos para a espécie, infectando apenas suínos, por vezes passam a barreira da espécie causando doença em humanos o que parece ser o caso neste momento. Aliás têm sido ocasionalmente referenciados surtos e infecções humanas esporádicas com influenza suína. Os sintomas são semelhantes à influenza sazonal mas apresentam características clínicas que vão desde infecções assintomáticas até pneumonias severas que podem resultar em morte.

Uma vez que as características clínicas típicas da infecção por influenza com origem suína nos humanos são semelhantes a outras infecções do tracto respiratório superior, muitos casos foram detectados de forma casual através dos sistemas de vigilância da influenza sazonal.

Casos leves ou assintomáticos podem ter escapado à detecção, pelo que a verdadeira extensão desta doença em humanos é desconhecida. Quanto ao consumo de carne de porco os responsáveis sanitários mundiais afirmam que a mesma pode continuar a ser consumida desde que seja bem preparada. De facto está provado que a influenza de origem suína nunca revelou a possibilidade de ser transmitida a humanos através do consumo de alimentos que tenham sido adequadamente manipulados e preparados, como a carne de porco e outros derivados do mesmo. O vírus de influenza de origem suína morre a temperaturas de 70.º C, o que corresponde às linhas de orientação normal para a preparação de porco e outras carnes.

Relacionados

XS
SM
MD
LG