Links de Acesso

Últimas de Washington


No momento em que se multiplicam os casos de gripe suína, o presidente americano Barack Obama afirmou que estava a seguir de perto o assunto mas salientou que a situação nos Estados Unidos não era alarmante.

Entretanto a Organização Mundial de Saúde, a OMS declarou o alastramento do vírus como uma "emergência da saúde pública internacional".

Por seu lado, a Cruz Vermelha Internacional afirmou que não vai poupar esforços para fazer frente à ameaça. No México, o epicentro da epidemia da gripe suína, o surto já infectou mais de mil e 600 pessoas matando 149.

Aqui nos Estados Unidos já foram confirmados 40 casos e no Canadá já foram detectados outros 6. Quanto à Espanha confirmou hoje o seu primeiro caso.

Os Estados Unidos declararam entretanto um estado de emergência da saúde pública. Essa medida permitirá que os responsáveis federais tenham acesso a fundos especiais para lutar contra aquela doença.

Gripe suína já está a ter implicações económicas


Entretanto a preocupação causada pelo possível alastramento da gripe suína já está a ter implicações económicas prejudicando o comércio de carne de porco, a indústria turística e os preços do petróleo.

O preço do crude baixou hoje cerca de 3 dólares por barril reflectindo a possibilidade duma diminuição das deslocações por via aérea.

Quanto aos preços das acções de hotéis e de companhias aéreas baixaram subitamente depois da União Europeia ter apelado aos seus cidadãos para que não se desloquem ao México e aos Estados Unidos.

Contudo na frente económica nem todas as notícias são negativas registando-se a forte subida das acções das empresas farmacêuticas que produzem medicamentos eficazes no tratamento da gripe suína.

Guiné-Conacri: soldados agridem e roubam civis


Um relatório da organização "Human Rights Watch" hoje divulgado afirma que grupos de soldados na Guiné-Conacri têm vindo a agredir e a roubar civis tendo por fachada uma suposta campanha contra a corrupção.

No relatório, aquela organização humanitária apela aos líderes militares guineenses para que acabem com os abusos e controlem os soldados.

O líder guineense, o capitão Moussa Dadis Camara, que chegou ao poder na sequência de um golpe de estado em Dezembro passado, desencadeou uma campanha contra o tráfico de drogas e corrupção por parte das entidades oficiais.

Contudo a campanha degenerou numa série de abusos de soldados que roubaram automóveis e computadores e chegaram mesmo a cometer uma violação sexual.

Militares iemenitas matam 3 piratas somalis


Militares do Iémen tomaram de assalto um petroleiro que tinha sido desviado por piratas somalis matando 3 deles.

Numa declaração, o ministério da defesa do Iémen afirmou que os 5 membros da tripulação ficaram feridos no incidente durante o qual foram igualmente capturados outros 11 piratas.

Os piratas somalis desviaram 10 navios este mês apesar do aumento das patrulhas navais internacionais na região. Em seu poder continuam 15 navios com mais de 270 reféns a bordo.

Quénia: polícia apreende 512 quilos de marfim


No Quénia, a polícia deteve um queniano e um tanzaniano que transportavam 512 quilos de marfim.

Os dois indivíduos foram detidos a 50 km da fronteira entre o Quénia e a Tanzânia depois da polícia ter revistado o seu veículo. A bordo encontravam-se as presas de mais de 30 elefantes.

O comércio de marfim foi proibido em 1989 para desencorajar a caça furtiva e tentar recuperar as populações de elefantes. Neste momento vivem no Quénia cerca de 30 mil elefantes. Em 1963 esse número elevava-se a 170 mil.

Paquistão: milhares de pessoas fogem no noroeste


Entidades oficiais paquistanesas afirmaram que mais de 45 militantes foram mortos desde o inicio da operação no domingo no distrito de Malakand.

Aquela região está incluída num controverso acordo de paz entre o governo e os militantes islâmicos para a imposição da lei islâmica naquela zona em troca do termo das acções extremistas dos talibãs.

As autoridades paquistanesas afirmam que os talibãs violaram os termos do acordo enviando os seus combatentes para outras regiões, uma delas a apenas 100 km da capital Islamabad.

Londres ajuda Islamabad no combate ao terrorismo

O primeiro-ministro britânico Gordon Brown afirmou que o seu país vai trabalhar mais de perto com o Paquistão para lutar contra as ameaças do extremismo islâmico e do terrorismo.

Numa cerimónia em Islamabad, juntamente como o seu homólogo paquistanês Yusuf Gilani, Brown anunciou a concessão de 15 milhões de dólares para esse efeito.

Acrescentou ainda que Londres prevê mais ajudas ao Paquistão para melhorar o sistema escolar nas zonas fronteiriças com o Afeganistão.


XS
SM
MD
LG