Links de Acesso

Gripe Suína: OMS Declara “Emergência Internacional”


A Organização Mundial de Saúde, a OMS declarou o alastramento do vírus da gripe suína como uma "emergência da saúde pública internacional". No México, o epicentro da epidemia da gripe suína, o surto já infectou mais de mil e 600 pessoas matando 149

Por seu lado, a Cruz Vermelha Internacional afirmou que não vai poupar esforços para fazer frente à ameaça.

No momento em que se multiplicam os casos de gripe suína, o presidente americano Barack Obama afirmou que estava a seguir de perto o assunto mas salientou que a situação nos Estados Unidos não era alarmante.

Aqui nos Estados Unidos já foram confirmados 40 casos e no Canadá já foram detectados outros 6. Quanto à Espanha confirmou hoje o seu primeiro caso.

Possíveis casos da doença estão a ser investigados na Nova Zelândia, França, Israel e Escócia.

A União Europeia convocou uma reunião de emergência dos seus minsitros da saúde que dever'a realizar-se Quinta-feira

Através do mundo governos estão a emitir avisos aos seus cidadãos para evitarem deslocações ao México.

A Organização Mundial de Saúde afirmou que o vírus é uma emergência de saúde publica internacional de preocupação internacional.

Os Estados Unidos declararam entretanto um estado de emergência da saúde pública. Essa medida permitirá que os responsáveis federais tenham acesso a fundos especiais para lutar contra aquela doença.

Entretanto a preocupação causada pelo possível alastramento da gripe suína já está a ter implicações económicas prejudicando o comércio de carne de porco, a indústria turística e os preços do petróleo.

O preço do crude baixou hoje cerca de 3 dólares por barril reflectindo a possibilidade duma diminuição das deslocações por via aérea.

Quanto aos preços das acções de hotéis e de companhias aéreas baixaram subitamente depois da União Europeia ter apelado aos seus cidadãos para que não se desloquem ao México e aos Estados Unidos.

Contudo na frente económica nem todas as notícias são negativas registando-se a forte subida das acções das empresas farmacêuticas que produzem medicamentos eficazes no tratamento da gripe suína.

XS
SM
MD
LG