Links de Acesso

As Últimas de Washington


Eleições na África do Sul

Resultados parciais das eleições gerais sul-africanas dão ao ANC, uma forte liderança, podendo o partido governamental manter a sua maioria de dois terços no parlamento.

Com mais de um terço dos votos contados, o ANC segue em frente com 66 por cento, colocando confortavelmente o seu líder Jacob Zuma a caminho da Presidência da Republica.

A Aliança Democrática está em segundo lugar com 16 e meio por cento. Se essa tendência continuar, será uma melhoria para a Aliança Democrática que nas eleições de 2004 obteve cerca de 12 por cento. A Aliança Democrática conquistou até agora cerca de metade dos votos no Cabo Ocidental, devendo voltar a ser a força política maioritária naquela província sul-africana.

Num distante terceiro lugar com cerca de 8 por cento encontra-se o novo partido da oposição, o Congresso do Povo (COPE), formado por dissidentes do ANC.

Eleições na Índia

Milhões de indianos votaram quinta-feira na segunda da quinta etapa das maiores eleições parlamentares do mundo, apesar de elevadas temperaturas e tentativas por rebeldes comunistas de prejudicar a votação.

A votação de quinta-feira aconteceu em 12 estados, tendo acorrido as urnas 55 por cento dos cerca de 200 milhões de eleitores elegíveis.

Entre os votantes esteve o primeiro-ministro Manmohan Singh que depositou o seu voto na cidade de Gauhati no estado nordestino de Assam.

As próximas três rondas das eleições parlamentares indianas vão decorrer nos dias 30 de Abril, 7 e 13 de Maio.

Corrupção na Nigéria

Ransome Owan, presidente da Comissão Reguladora de Electricidade da Nigéria, e seis outros altos funcionários foram acusados de corrupção e do uso ilegal de fundos públicos.

Os sete foram acusados de desviar cinco mil milhões de nairas, cerca de 33 milhões de dólares, podendo vir a ser condenados a 14 anos de cadeia.

Apesar de ser um dos maiores produtores africanos de petróleo, o sistema de distribuição de electricidade na Nigéria esta muito mal devido a ma gestão e corrupção.

Líder Radical regressa a Somália

O líder islâmico radical da oposição Sheikh Hassan Hahir Aweys esta de volta a Somália pela primeira vez em dois anos.

Membros do grupo Hizb al-Islamyia disseram que Aweys ira ficar com eles e participar em discussões sobre a actual situação política na Somália.

Juntamente com o presidente somali Sheikh Sharif Sheif Ahmed, Aweys foi um destacado membro da União dos Tribunais Islâmicos que governou Mogadíscio em 2006.

Reféns libertados no Mali

Quatro reféns estrangeiros, há meses na posse do ramo norte africano da al Qaida, estão em segurança na capital do Mali, Bamako, esperando reunir com as suas famílias no final do dia de hoje.

Tratam se do canadiano Robert Fowler, enviado especial das Nações Unidas ao Níger e do seu assistente Louis Gay, assim como de duas turistas europeias que tinham sido sequestradas na fronteira entre o Mali e o Níger.

O grupo terrorista conhecido por al Qaida na Terra do Maghreb Islâmico reivindicou a responsabilidade por uma serie de raptos na região.

Capturado Rebelde Sunita no Iraque

O exército iraquiano anunciou ter capturado um destacado líder rebelde sunita – no mesmo dia em que dois atentados bombistas suicidas mataram pelo menos 75 pessoas no país.

Um porta-voz do exército disse que Abu Omar al-Baghdadi, líder do grupo Estado Islâmico do Iraque, ligado a al-Qaida, foi detido em Bagdade.

No pior atentado, um bombista suicida detonou explosivos quinta-feira num restaurante em Muqdadiya, na conturbada província de Diyala, matando pelo menos 47 pessoas, muitas delas peregrinos iranianos xiitas.

O outro atentado, que matou pelo menos 28 pessoas, ocorreu perto da praça Tahariyat em Bagdade, tendo por alvo uma patrulha militar

XS
SM
MD
LG