Links de Acesso

As Últimas de Washington


Terminou Cimeira das Américas

A Cimeira das Américas encerrou em Trindade e Tobago, onde o presidente dos Estados Unidos trabalhou no sentido de melhorar o relacionamento com os adversários regionais.

Durante a cimeira Obama escutou apelos de muitos dirigentes regionais para levantar o embargo comercial contra Cuba.

Barack Obama indicou desejar ver uma alteração nas relações entre os Estados Unidos e Cuba, mas que deseja igualmente ver reformas democráticas na ilha dirigida pelos comunistas.

Mandela com o Congresso Nacional Africano

O antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela pediu ao Congresso Nacional Africano – o ANC, que se recorde que a prioridade deve ser erradicar a pobreza.

A presença de Nelson Mandela pareceu dar ao ANC um novo ímpeto na tentativa de se conservar como a principal força política de toda a África do Sul, apesar da existência de uma dissidência recente que deu origem ao Congresso do Povo (Cope), que segundo as sondagens lhe poderá retirar cerca de 15 por cento do eleitorado.

O partido actualmente presidido por Jacob Zuma poderá não conseguir a maioria de dois terços, mas crê-se que venha de qualquer modo a garantir perto de 60 por cento dos votos expressos.

Estados Unidos dizem não a Conferencia sobre racismo

Os Estados Unidos não vão participar na Conferência da ONU sobre o racismo que começará segunda-feira à Genebra, porque a declaração final contém passagens que não podem ser aceites, anunciou o departamento de Estado norte-americano.

A Holanda e a Austrália juntaram-se a um grupo crescente de nações que decidiram boicotar a conferência manifestando preocupação para com a possibilidade do fórum vir a ser utilizado para criticar Israel.

Comentar Artigo Os negociadores presentes na capital suíça indicaram que os países ocidentais e a maior parte dos países muçulmanos aceitaram o projecto de declaração final da Conferência, que abordou as questões mais controversas sobre as discriminações religiosas, Israel e o Médio Oriente.

Iraque elege novo presidente do parlamento

No Iraque o parlamento elegeu um deputado sunita para a presidência, pondo assim fim a quatro meses de vacatura de um cargo que atrasou o processo legislativo.

Ayad al-Samarraie venceu o sufrágio contra o rival mais próximo, tendo participado 232 deputados.

Ahmadinejad quer direito de defesa para a jornalista

O Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, enviou uma carta ao Ministério Público a pedir que a jornalista irano-americana Roxana Saberi, presa por espionagem, veja garantido o direito a defender-se.

A carta de Ahmadinejad foi entregue um dia depois de a repórter ter sido condenada a oito anos de prisão, na sequência de um julgamento à porta fechada.

No Sábado, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs afirmara que o Presidente Barack Obama estava profundamente desapontado com a condenação da jornalista americano-iraniana Roxana Saberi, acusada por espionagem ao serviço dos Estados Unidos.

Sem relações diplomáticas com Teerão, Washington comunica com as autoridades iranianas através da representação diplomática suíça.

NATO intercepta piratas

As forças da NATO destacadas no Golfo de Áden fizeram malograr um ataque de piratas somalis ao petroleiro norueguês MV Front Ardenne, de 80 mil toneladas, depois do que detiveram por algum tempo sete dos assaltantes, anunciou o encarregado de relações públicas da fragata canadiana "Winnipeg".

A unidade naval do Canadá respondeu depois de piratas armados com espingardas automáticas e granadas de foguete terem tentado entrar no petroleiro, sábado à noite.

O oficial canadiano Michael McWhinnie afirmou que nessa altura os atacantes fugiram, lançando as armas pela borda fora do seu pequeno escaler.

A fragata iniciou a perseguição durante algumas horas, durante a noite, desligando mesmo todas as luzes para melhor perseguir os piratas no meio da escuridão.

Relacionados

XS
SM
MD
LG