Links de Acesso

As Últimas de Washington


Um navio da marinha de guerra francesa interceptou um navio pirata, na quarta-feira, junto à costa do Quénia tendo capturado 11 piratas.

Uma fonte do Ministério da Defesa francês afirma que os piratas estão detidos a bordo da fragata "Nivose", que faz parte da frota da União Europeia que se encontra naquela área com a missão de proteger as rotas comerciais no Golfo de Aden.

A operação da marinha francesa ocorreu a cerca de 900 quilómetros do porto queniano de Mombaça.

Entretanto, um navio de carga norte-americano foi atacado por piratas armados com lança-granadas e armas automáticas na costa da Somália, informou a Marinha norte-americana e o armador do "Liberty Sun", que transporta ajuda alimentar.

O ataque, que aconteceu ontem à tarde, deixou o navio danificado, mas os piratas não conseguiram sequestrá-lo.

O navio pediu ajuda ao "USS Bainbridge", o mesmo navio de guerra que no domingo resgatou o capitão Richard Phillips, sequestrado durante cinco dias a bordo de um barco salva-vidas.

O "USS Bainbridge" demorou seis horas a chegar junto do Liberty Sun, mas os piratas já tinham desistido de o apresar e fugido.

Bissau: Militares Prendem Polícias

Na Guiné-Bissau, uma patrulha militar prendeu agentes da polícia armados, sob acusação do consumo de estupefacientes.

Segundo os militares, ao todo são quatro agentes da Polícia de Segurança Interna do Ministério do Interior que, alegadamente, estavam a consumir estupefacientes numa das zonas periféricas da capital.

Os quatro agentes encontram-se nas celas da unidade prisional do Estado-Maior General das Forças Armadas, em Bissau, aguardando a instauração de um processo correspondente ao caso, por parte do Tribunal Militar.

Segundo responsáveis militares, este caso prova que muitas acções hostis a segurança dos cidadãos são praticadas fora das estruturas superiores.

Isto, numa alusão a recente agressão de Francisco José Fadul, líder do PADEC, por parte de homens fardados e armados, e que os militares voltaram afirmar que foi um acto isolado.

SAF: Grupo Armado Contesta Reforma Agrária

Um grupo armado comunitário sul-africano assumiu o controlo de um grande projecto de reforma agrária, afirmando que este estava a ser mal gerido.

A empresa que está a gerir aquele projecto disse hoje que uma multidão armada com catanas invadiu seis propriedades agrícolas na Província de Mpumalanga, no fim da semana passada. De acordo com a gerência, aquele ataque comprometeu seriamente as operações agrícolas em curso, pondo em causa os benefícios inerentes para a comunidade.

As seis propriedades agrícolas têm uma área total de perto de três mil e 200 hectares e foram entregues à gestão comunitária como parte do plano de reforma agrária lançado em 2007.

Obama Inicia Hoje Visita ao México

Três organizações mexicanas foram colocadas na lista dos EUA de organizações internacionais de barões da droga, um dia antes do presidente Barack Obama iniciar, hoje, uma visita oficial ao México, onde vai manter conversações com o presidente Felipe Calderon.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, anunciou que o cartel da droga Sinaloa, bem como os grupos conhecidos pelas designações de Las Zetas e da Família Michoacana passam a fazer parte de uma lista de entidades a quem é proibido o acesso ao sistema financeiro dos EUA.

Nuclear: Irão Prepara Novas Propostas

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejahd afirma que o seu país está a preparar um novo pacote de propostas destinadas a resolver a disputa internacional sobre o seu programa nuclear. De acordo com o presidente iraniano a referida proposta será entregue dentro em breve ao Ocidente.

Seis potências ocidentais, incluindo os EUA, anunciaram, na semana passada, que iriam convidar o Irão a juntar-se às discussões sobre o seu programa nuclear.

Um diplomata disse que inspectores das Nações Unidas retiraram os selos do equipamento da principal instalação nuclear da Coreia do Norte e abandonaram o local.

Pyongyang anunciou terça-feira de que não irá participar mais nas conversações hexa-partidas para o desarmamento nuclear e que planeia recomeçar o enriquecimento de urânio na instalação de Yongbyon.

Ataque a Bombaim: Julgamento adiado

Um tribunal indiano adiou o julgamento do único homem armado sobrevivente dos ataques terroristas a Bombaim, o ano passado, após ter exonerado a sua advogada de defesa.

A juíza de direito, M.L.Tahaliyana, decidiu, quarta-feira, que a advogada, Anjali Waghmare, não poderia representar Mohammed Ajmal Kasab, devido ao facto de ser ao mesmo tendo advogada de uma testemunha, que sofrera ferimentos naqueles assaltos, criando, desta forma, um aparente conflito de interesse. Disse a juíza que outra advogada de defesa será designada para representar Kasab.

A juíza disse ainda que a advogada, Anjali Waghmare, não revelou que estava a representar uma testemunha no mesmo caso.

Mohammed Ajmal Kasab,cidadão paquistanês, pediu que lhe dessem um advogado paquistanês.

Kasab eh um dos 10 homens armados acusados de envolvimento nos ataques a hotéis de luxo, a uma estação dos caminhos-de-ferro e a um centro da comunidade judaica, ataques esses que provocaram cerca de 170 mortos.

Ajmal Kasab é acusado de assassínio e de fazer guerra ao estado indiano, podendo enfrentar a pena capital se for achado culpado.

Paquistão: Liberdade Condicional Para Clérigo Islâmico

O Supremo Tribunal do Paquistão concedeu liberdade sob caução ao clérigo islâmico que tinha sido detido durante um raid governamental à Mesquita Vermelha, há dois anos atrás.

O advogado do clérigo Abdul Aziz afirma que é ainda acusado de ligações aos incidentes que colocaram frente a frente, em Julho de 2007, estudantes religiosos armados, militantes e forças de segurança paquistanesas. Aziz passou quase dois anos em regime de prisão domiciliária.

Relacionados

XS
SM
MD
LG