Links de Acesso

Angola: Relatório Internacional Denuncia Corrupção e Discriminação


Segundo um relatório internacional hoje divulgado em Luanda, Angola tem uma sociedade "muito desigual", com elevada discriminação e corrupção, embora possua uma estrutura legal "extensa" que atribui direitos políticos, civis e económicos.

O documento elaborado pela Missão de Avaliação Regional da África Austral afirma que "Angola é uma sociedade muito desigual, onde a discriminação e a corrupção têm sido dominantes em muitas esferas da vida social, política e económica".

O relatório apresentado pela organização não-governamental canadiana "Development Workshop" e pelo Centro de Estudos de Violência e Reconciliação, aborda a situação da justiça transicional e sua aplicação nos países que enfrentaram conflitos armados.

No estudo realizado em Junho de 2008, salienta-se também que a violência doméstica atingiu em Angola níveis "elevados", especialmente contra mulheres e crianças.

Por outro lado, multiplicam-se outras formas de violência tais como batalhas de rua, lutas comunitárias e "gangs" de jovens que aterrorizam comunidades.

XS
SM
MD
LG