Links de Acesso

As Últimas de Washington


Impasse ao largo da Somália

Piratas somalis enviaram vários navios sequestrados com dezenas de reféns a bordo para uma área onde outros piratas, que mantêm refém o capitão da Marinha Mercante, Richard Phillips, confrontam-se com a Marinha de Guerra dos Estados Unidos.

Os piratas, que detêm Phillips num barco salva-vidas, estão aparentemente a usar os outros reféns como escudos humanos. Os piratas ameaçaram matar o capitão do navio porta-contentores Maersk Alabama se forem atacados e exigem um resgate pela sua libertação.

Hoje, Phillips tentou escapar do salva-vidas saltando para o mar, mas acabou por ser recapturado pelos piratas.

JORNALISTA MAURITANIANO LIBERTADO

A organização Repórteres Sem Fronteiras aplaudiu a libertação de um jornalista da Mauritânia, que se encontrava detido desde Novembro passado.

Abdel Ould tinha sido condenado a um ano de cadeia por injuriar um empresário que implicara num caso de tráfego de cocaína.

A organização não fez qualquer comentário ao caso, nem forneceu detalhes da libertação.

O governo militar da Mauritânia tem estado sob enorme pressão internacional para devolver o país ao regime civil.

ASSESORES DE MUGABE IMPLICADOS EM VIOLENCIA

Assessores principais do presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, foram responsabilizados por uma nova onda de violência, coincidente com a formação do governo de partilha do poder liderado pelo primeiro-ministro Morgan Tsvangirai.

O jornal New York Times informa na sua edição de hoje que alguns dos principais assessores de Mugabe estão por detrás de recentes raptos de activistas de direitos humanos e oposicionistas como forma de obterem a sua própria amnistia por crimes que cometeram durante recentes campanhas eleitorais.

Ontem, o Serviço Zimbabueano da Voz da América informou que membros do governo pertencentes a ZANU-PF e destacados assessores de Mugabe tinham formado um grupo auto-denominado de Conselho Revolucionário Social, que estará por detrás de novas invasões a herdades comerciais pertencentes a agricultores brancos zimbabueanos.

PROMOTOR ANTI – CORRUPCAO MORTO NO BURUNDI

No Burundi, activistas dos direitos humanos manifestaram consternação pelo assassinato de um promotor de campanha anti corrupção.

Falando em nome da organização, Richard Ntawe sublinhou que os activistas estavam profundamente chocados com o que denominaram de assassinato a sangue frio.

Segundo a mesma fonte o assassinato parece estar relacionado com o trabalho do vice-presidente da organização Ernest Manirumva, que foi esfaqueado na sua residência em Bujumbura.

A policia foi citada como tendo referido que a residência foi pilhada e o escritório destruído.

FUNERAL DAS VITIMAS DO TERRAMOTO

Milhares de pessoas participaram hoje no funeral estatal para as vítimas do terramoto de Segunda-feira na parte central de Itália.

As cerimónias realizaram-se na academia policial de L'Aquila, o epicentro do terramoto de6,3 de magnitude.

Cinco pequenos caixões com as vitimas mais jovens foram colocados em cima dos caixões dos seus pais.

Numa mensagem aos enlutados o Papa Bento orou pela coragem e esperança dos sobreviventes. Um Íman muçulmano falou também às vítimas muçulmanas do tremor.

O número de mortos do tremor de terra subiu para 289 depois de mais de duas vítimas terem sido encontradas soterradas nas ruínas das suas casas antes do funeral.

Cinco militares americanos mortos em Mosul

Cinco soldados americanos e dois polícias iraquianos foram mortos quando um bombista suicida fez detonar um camião de explosivos em frente a uma esquadra da polícia no norte do Iraque.

Foi o número maior de baixas de forças americanas no Iraque nos últimos meses.

As autoridades militares americanas disseram que duas pessoas suspeitas de envolvimento no ataque em Mosul foram detidas.

A agencia de noticias Associated Press citou o chefe das operações americanas em Mosul como tendo dito que o alvo foi a base da policia iraquiana e não a patrulha americana que se encontrava no local quando o ataque ocorreu.

A violência permanece comum em Mosul onde extremistas se aproveitam das divisões entre Árabes, Kurdos e outros grupos étnicos e religiosos.

As forças americanas vão retirar-se das cidades iraquianas até final de Junho.

KIM JONG IL PROMOVE SUCESSOR

O presidente da Coreia do Norte, Kim Jong Il, promoveu o seu cunhado Jang Song Thaek a poderosa Comissão de Defesa Nacional, gerando especulações de que o estará a preparar para ser o seu sucessor.

A nomeação confirma a posição não-oficial de Jang como o vice de Kim.

Analistas dizem que Jang Song Thaek, de 63 anos, será provavelmente um presidente interino de Kim Jog Il morrer de repente. Acrescentaram que o papel de Jang será apoiar uma possível transição de poder e para preparar um dos três filhos de Kim para a liderança do país.

SEXTA-FEIRA SANTA EM JERUSALEM

Milhares de cristãos de todo o mundo concentraram-se hoje em Jerusalém para percorrer o que se julga ter sido o caminho que conduziu Jesus Cristo até ao local da sua crucifixação.

Os fiéis caminharam na Via Dolorosa na Cidade Velha de Jerusalém até a Igreja do Santo Sepulcro.

Os cristãos misturaram-se em Jerusalém com muçulmanos que se preparavam para as Orações de Sexta-Feira e judeus que observam o feriado do Passover.

Relacionados

XS
SM
MD
LG