Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


O presidente dos Estados Unidos Barack Obamaefectuou uma visita surpresa ao Iraque onde afirmou que "há ainda muito trabalho a fazer".

Obama chegou ao Iraque proveniente da Turquia poucas horas depois da explosão de um carro armadilhado ter causada a morte de oito pessoas numa mesquita xiita de Bagdade e um tribunal da capital iraquiana ter reduzido de três para um ano a sentença aplicada ao jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi que atirou sapatos contra o antigo presidente George W. Bush.

Obama reuniu-se com dirigentes militares americanos e com soldados no quartel de Camp Victory onde foi recebido com grandes aplausos quando afirmou que os iraquianos devem assumir responsabilidade pelo seu próprio país.

O presidente americano acrescentou que o próximo ano e meio será um período crítico para a missão militar americana.

Numa reunião com o primeiro-ministro Nouri Al Maliki e com o presidente Jalal Talabani Obama disse que os Estados Unidos apoiam a via política para se resolver diferenças.

A visita de dois dias de Obama à Turquia terminou com uma reunião com estudantes universitários onde prometeu uma nova era no envolvimento americano com os muçulmanos e com o resto do mundo.

Terramotos Continuam a Sentir-se em Itália

Réplicas continuam a fazer-se sentir na devastada cidade Italiana de L'Aquila atingida por um terramoto na Segunda-feira.

As autoridades disseram que o número de mortos ascende agora a mais de 200.

Uma réplica de 4,9 fez-se sentir a mais de 100 Quilómetros em Roma forçando membros das equipas de busca a fugirem precipitadamente das zonas mais afectadas.

O primeiro-ministro Silvio Berlusconi disse que 207 pessoas morreram e que 15 outras continuam desaparecidas. Berlusconi cancelou uma visita a Rússia e declarou o estado de emergência na região de Abruzzo onde varias cidades e aldeias foram seriamente danificadas ou destruídas.

Autoridades Moldavas Concordam em Recontagem de Votos.

Face a crescentes protestos violentos na capital as autoridades moldavas concordaram em efectuar uma recontagem dos votos das eleições parlamentares.

O governo anunciou a recontagem horas depois de manifestantes terem atacado os escritórios do presidente Vladimir Voronin e ocupado o edifício parlamentar da capital deste antigo estado soviético.

Dirigentes da oposição têm vindo a exigir novas eleições afirmando que a votação de Domingo foi falsificada para garantir a vitória do Partido Comunista.

Perú: Ex-presidente Fujimori condenado

Um tribunal peruano condenou o antigo presidente Alberto Fujimori a 25 anos de prisão por abusos de direitos humanos, incluindo assassinatos e raptos.

A sentença foi anunciada depois do tribunal ter decidido não haver dúvidas que Fujimori deu ordens a um esquadrão da morte para levar a cabo dois massacres que causaram a morte de 25 pessoas quando ele era presidente nos anos de 1990.

Fujimori foi também considerado culpado de envolvimento no rapto de um proeminente empresário e de um jornalista.

Fujimori disse que vai apelar da sentença e rejeitou as acusações.

Zuma diz que foi provada a sua inocência

O dirigente do partido no poder na África do Sul, Jacob Zuma diz que lhe foi feita justiça.

Zuma falava um dia após a procuradoria ter decidido abandonar acusações de corrupção contra o dirigente do ANC.

Zuma disse a jornalistas que as acusações não tinham qualquer fundamento e foram o resultado do que disse ser um sistemático abuso de poder.

As eleições sul-africanas realizam-se no próximo dia 22 de Abril. As sondagens indicam uma vitória folgada do ANC o que a confirmar-se levará Zuma à presidência

Raul Castro Pronto a Conersações com EUA

O presidente cubano, Raul Castro, disse estar pronto para conversar com os Estados Unidos "sobre qualquer matéria", assim que Washington reconheça a soberania de Cuba e o seu direito à autodeterminação.

Raul Castro manifestou a sua vontade de dialogar com a administração Obama num comunicado publicado hoje no jornal do Partido Comunista de Cuba, Granma.

O Granma afirma também que o encontro de Castro na segunda-feira com uma delegação de congressistas americanos, liderada pela congressista da Califórnia, Barbara Lee, teve por foco o desenvolvimento de relações bilaterais e laços económicos.

Funcionários da Casa Branca disseram que o presidente Obama vai aliviar brevemente algumas restrições financeiras e de viagens contra Cuba, talvez antes da Cimeira das Américas em Trinidad e Tobago, na próxima semana.

XS
SM
MD
LG