Links de Acesso

As Últimas de Washington


Obama na NATO

O presidente Barack Obama anunciou que vai apresentar em Praga, capital da Republica Checa, uma agenda que busca um mundo sem armas nucleares.

Falando a estudantes na cidade francesa de Estrasburgo, Obama afirmou que o alastramento de armas nucleares poderá levar a exterminação de qualquer cidade do planeta.

Num encontro com o presidente francês em Estrasburgo, Sarkozy anunciou que a Franca aceitará um prisioneiro de Guantanamo e elogiou a decisão de Obama de fechar aquela prisão na ilha de Cuba.

Obama e a chanceler alemã Angela Merkel mantiveram um encontro na cidade alemã de Baden-Baden antes do inicio da cimeira de dois dias da NATO que assinala os 60 anos da Aliança Atlântica.

Aumenta desemprego nos Estados Unidos

O índice de desemprego nos Estados Unidos atingiu em Março o seu máximo dos últimos 25 anos, deixando mais de 13 milhões de americanos sem trabalho.

Um relatório do Departamento do Trabalho hoje divulgado diz que nível de desemprego subiu 0,4 por cento, situando-se actualmente nos 8,5 por cento.

Os únicos sectores onde se registou um amento de postos de trabalho foram a Educação e a Saúde, mas não suficientes para anular as perdas noutros sectores.

Orçamento federal dos Estados Unidos

O presidente Obama elogiou o Congresso por ter aprovado o Orçamento Federal no valor de três triliões e meio de dólares afirmando que o irá ajudar a prosseguir a sua ambiciosa agenda.

Obama emitiu um comunicado afirmando que o Congresso tomou um passo importante em direcção a reconstrução da economia dos Estados Unidos e disse que o orçamento abraça as suas prioridades chave incluindo a promoção da independência energética, energias renováveis e um sistema de condução mais competitivo e de reforma de cuidados de saúde.

Banco Mundial ajuda Quénia

O Banco Mundial aprovou mais de 250 milhões de dólares para ajudar o Quénia a melhorar a estrada que liga a capital, Nairobi, a cinco países da África Central.

O director para o Quénia do Banco Mundial, Johannes Zutt, afirmou que a estrada, conhecida por Corredor do Norte, é uma rota vital para países do interior, incluindo o Uganda, Ruanda, Burundi, Congo-Kinshasa e sul do Sudão.

Coreia do Norte e o lançamento de um míssil

O presidente da Coreia do Sul Lee Myung-bak espera que a Coreia do Norte lance um míssil de longo alcance no sábado, se o tempo estiver bom, uma medida que, acrescentou, não beneficia Pyongyang.

A Coreia do Norte informou tencionar lançar um satélite de comunicações entre os dias 4 e 8 de Abril, mas alguns dos seus países vizinhos e os Estados Unidos acreditam que o Norte quer testar um míssil de longo alcance.

Nigéria e a amnistia

Na Nigéria, o principal grupo militante do Delta do Níger considerou uma oferta de amnistia do governo como uma coisa irrealista.

O presidente Yar ' Adua disse que o governo estava a trabalhar nos termos de uma amnistia para os rebeldes do Delta do Níger.

Mas o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND) afirmou que o governo primeiro deverá conceder a amnistia aos que se encontram presos antes de poder fazer uma oferta séria.

Relacionados

XS
SM
MD
LG