Links de Acesso

Guiné-Bissau: Washington Preocupada com Violência


Os Estados Unidos condenam o aumento do número de actos de violência e detenção na Guiné-Bissau e apelam às autoridades para que respeitem o Estado de Direito bem como os direitos dos cidadãos. O ataque de que foi vítima o presidente do Tribunal de Contas, Francisco José Fadul, alegadamente por militares é um dos exemplos avançados pelas autoridades norte-americanas.

As declarações estão contidas num comunicado divulgado, hoje, pela embaixada dos Estados Unidos no Senegal, e que assegura a Guiné-Bissau, e divulgado aos jornalistas pelo conselheiro político da Embaixada dos em Dacar, David Mosby.

Nesse comunicado, todavia, as autoridades norte-americanas consideram ser "um passo positivo a criação de uma comissão de investigação para determinar os responsáveis pelas mortes" do presidente "Nino" Vieira e do general Tagmé Na Waié.

Antes, o Estado-Maior General das Forças Armadas desmentira estar implicado no ataque a Francisco José Fadul, o presidente do Tribunal de Contas, ocorrido na madrugada de quarta-feira. Isto enquanto a Liga dos Direitos Humanos denunciava uma ameaça contra o seu presidente, Luís Vaz Martins. Ouça mais pormenores na crónica do Lassana Cassama, desde Bissau.

Relacionados

XS
SM
MD
LG