Links de Acesso

Redução dos Arsenais Nucleares


A Rússia e os Estados Unidos vão regressar dentro em breve à mesa de negociações para firmar um acordo de redução dos arsenais nucleares dos dois países, anunciaram os Presidentes Barack Obama e Dmitri Medvedev, no final de uma reunião à margem da cimeira do G20.

Ambos exigem aos negociadores que apresentem os primeiros resultados já em Julho, mês em que o presidente norte-americano fará a sua primeira visita a Moscovo.

Moscovo e Washington devem comprometer-se a reduzir o número de ogivas nucleares para menos do que fora acordado em 2002 (um máximo de 1700 a 2200 ogivas até 2012). Os dois chefes de Estado destacaram a determinação em cooperar no Afeganistão. Ambos instaram o Irão a dar provas às Nações Unidas de que o polémico programa nuclear é de natureza pacífica.

Expressaram também preocupações sobre o foguetão ou míssil que a Coreia do Norte anunciou que irá lançar nesta primeira semana de Abril, para colocar em órbita um satélite de comunicações.

O comunicado conjunto dá igualmente conta de que ambos reconhecem a persistência de divergências, sobretudo no que toca à guerra de Agosto passado na Geórgia – em que a Rússia rechaçou a tentativa militar de Tbilissi de recuperar o controlo sobre as suas regiões separatistas da Abkházia e Ossétia do Sul.

Outro ponto em que concordaram discordar é o dos planos de Washington de expandir o escudo de defesa antimíssil norte-americano para a Europa Central, algo que Moscovo considera ameaçar a sua segurança nacional.

XS
SM
MD
LG