Links de Acesso

Os Portugueses Usam e Abusam dos antibióticos


RENATO- À semelhança do que acontece um pouco por todo o mundo, está a aumentar em Portugal a resistência aos antibióticos, porque os portugueses usam e abusam desses medicamentos.

ANA- A Direcção-Geral da Saúde (DGS) considera que a resistência aos medicamentos, e, em particular, aos antibióticos, é uma das maiores ameaças à saúde pública europeia...

RENATO - e revela que Portugal é o segundo país da Europa onde se tomam mais antibióticos.

ANA- Cristina Costa, chefe da divisão de Segurança Clínica da DGS, pede um uso racional dos antibióticos.

RENATO- O problema é que muitos médicos portugueses, conforme acontece em outros países, prescrevem antibióticos sem necessidade.

ANA- Cristina Costa admite que os médicos até sabem o que devem receitar, mas a pressão dos doentes para receberem antibióticos é mais forte.

RENATO- Outra noticia, Ana: a largura do pescoço pode ser um bom indicador de risco de ataque cardíaco, de acordo com um estudo recente.

ANA- Pesquisadores ligados à instituição americana Framingham Heart Study concluíram que mesmo as pessoas com cintura relativamente fina (uma medida aceita para avaliar possíveis problemas cardíacos) correriam um risco ainda maior se tivessem pescoços mais largos.

RENATO- Segundo o responsável pelo estudo, Jimmy Bell, do MRC Clinical Sciences Centre, a pesquisa mostra que a saúde não depende de quanta gordura a pessoa acumula, mas sim onde a gordura é acumulada.

ANA- Para cada 3 centímetros a mais de pescoço, os homens participantes do estudo apresentavam 2,2 miligramas a menos de bom colesterol por decilitro de sangue, e as mulheres, 27 miligramas.

RENATO- O bom colesterol transporta o colesterol ruim das células de volta para o fígado, facilitando sua eliminação e sendo, portanto, benéfico ao organismo.

ANA- Outra noticia, Renato: cientistas descobriram que um antigo medicamento contra a malária é eficaz contra dois vírus fatais que recentemente saltaram de animais para seres humanos.

RENATO- Os vírus nipah e hendra, intimamente relacionados, vivem nos morcegos de frutas – algumas vezes chamados de raposas voadoras – e acredita-se que infectem animais que comem frutas contaminadas com urina ou saliva dos morcegos.

ANA- O nipah foi descoberto em 1999, quando foi culpado pelas mortes de 106 pessoas na Malásia e em Singapura, principalmente trabalhadores agrícolas ou de matadouros que foram infectados por porcos.

RENATO- O vírus hendra foi descoberto em 1994, na Austrália, onde havia matado dúzias de cavalos e dois seres humanos que haviam sido infectados por cavalos.

ANA- Até recentemente, não existia nenhum tratamento conhecido.

RENATO- Mas agora duas equipes de cientistas – uma da escola de medicina da Universidade Cornell, em Nova York, e uma da França – descobriram separadamente que a cloroquina, um remédio contra a malária adoptado há 50 anos, evita que ambos os vírus se reproduzam.

ANA- Cerca de dois milhões de crianças morrem todos os anos de diarreia, apesar da existência de um tratamento «simples» e «quase miraculoso».

RENATO- Esta infecção é a causa de 20 por cento das mortes de crianças no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

RENATO- - A OMS diz que «o grande desafio a superar é como fazer para que todas as crianças que sofrem da doença tenham maior acesso a um tratamento pouco dispendioso que existe há 25 anos".

ANA- Este tratamento consiste em sais de hidratação oral (ou seja, uma pitada de sal e um punhado de açúcar misturados com água limpa) usados conjuntamente com comprimidos de zinco.

RENATO- Em comunicado, a agência da ONU afirma: «Com os sais de hidratação e o zinco, o risco de morte é quase nulo».

ANA- - Um dos problemas essenciais, Renato, está nos meios para colocar estes tratamentos à disposição dos doentes.

RENATO- Sim, Ana, e a esse respeito Olivier Fontaine, do Departamento de Saúde e Desenvolvimento da Criança, da OMS, declarou: «Espero sinceramente que consigamos obter o apoio de que necessitamos».

ANA- Passando a outro assunto: Renato, você gosta de peixe?

RENATO- De certa forma, sim. Mas não desprezo uma boa macarronada.

ANA- Pois é, o regime alimentar pode ser variado. Há gosto para tudo. Mas cada dia são reveladas novas vantagens de se comer peixe. Por exemplo, isso favorece a inteligência, segundo um recente estudo sueco.

RENATO- Sei a que você esta a se referir, Ana. O Dr. Kjell Torén, que realizou o estudo para o hospital universitário Sahlgrenska, de Goteburgo, informou:"Descobrimos uma relação clara entre o comer peixe com frequência e os índices elevados de quociente intelectual em adolescentes".

ANA- Todavia, não se deve pensar que somente os adolescentes se beneficiam, não é, Renato?

RENATO- De modo algum, Ana. A pesquisa sueca faz referência também a outros estudos que mostraram que comer peixe durante a gravidez favoreceo desenvolvimento intelectual do feto...

ANA- ou que o consumo de peixe retarda a decadência dos neurónios nas pessoas idosas.

RENATO- A explicação é que o peixe é uma fonte de ômega-3, ou seja, de ácidos gordos que já tiveram demonstrada sua importância para o desenvolvimento e o funcionamento do cérebro.

ANA- Portanto, ouvintes, aqui está a mensagem: vamos comer mais peixe.

XS
SM
MD
LG