Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Em Moçambique, as inundações no noroeste do país já fizeram milhares de deslocados destruindo também muitas plantações.

Entretanto uma forte tempestade tropical situada no Canal de Moçambique poderá fazer piorar ainda mais a situação.

A tempestade tropical Isilda está a intensificar-se esperando-se chuvas fortes e ventos superiores a 70Km por hora.

As entidades sanitárias temem igualmente que as inundações aumentem a epidemia de cólera no país. Segundo a OMS já se verificaram 12 mil casos da doença e 157 óbitos devido à cólera desde o início do ano.

Somália: atentado contra ministro do interior


O ministro do interior da Somália ficou ferido em consequência da explosão de uma bomba em Mogadíscio que matou pelo menos uma outra pessoa.

Abdulkadir Ali Omar sofreu apenas ferimentos sem gravidade e falou mesmo à imprensa depois da explosão dizendo que conhecia a identidade dos autores do atentado.

A explosão verificou-se no mercado de Bakara no centro da capital somali e conhecido como sendo um bastião dos militantes islâmicos anti-governamentais.

Presidente sudanês na Líbia desafiando Tribunal Internacional


O presidente sudanês Omar al-Bashir já se encontra na Líbia, na sua terceira deslocação ao estrangeiro desafiando o mandado de captura internacional contra a sua pessoa.

O líder sudanês visitou a Eritreia na segunda-feira e deslocou-se dois dias depois ao Egipto tendo sido recebido pelos presidentes de ambos os países.

O Tribunal Penal Internacional, que emitiu o mandado de captura, acusa al-Bashir de ter orquestrado uma campanha de violações, assassinatos e outros crimes contra civis em Darfur.

Iraque: carro armadilhado mata 20 pessoas


No Iraque, a explosão de um carro armadilhado matou pelo menos 20 pessoas no norte de Bagdad.

O atentado verificou-se numa concorrida zona comercial do bairro de Shaab de predominância chiita.

Entidades oficiais iraquianas afirmaram que pelo menos 4 crianças e 3 mulheres se contavam entre os mortos. A explosão fez igualmente mais de 35 feridos.

Ontem entidades oficiais americanas e iraquianas tinham afirmado que o número de ataques rebeldes no Iraque tinham diminuído para o nível mais baixo dos últimos 6 anos.

Paquistão: atentado bombista vitima 11 pessoas


No Paquistão, um atentado bombista contra um restaurante no noroeste do país saldou-se pela morte de 11 pessoas e ferimentos noutras 20.

O movimento talibã do Paquistão reivindicou a responsabilidade pelo ataque na cidade de Jandola na província do Waziristão do Sul.

Os serviços secretos paquistaneses afirmaram entretanto que o ataque teve por alvo miilitantes pró-governamentais que se opõem ao líder local dos talibãs, Baitullah Mehsud.

Aquele último é suspeito de ter estado na origem do assassinato da antiga primeira-ministra paquistanesa Benazir Buto.

Afeganistão: polícia alvo de ataques


No Afeganistão ataques contra uma esquadra da polícia e contra uma coluna da polícia no sul do país saldaram-se pela morte de 9 agentes.

Segundo o ministério do interior afegão os 9 polícias morreram quando militantes atacaram a esquadra no distrito de Nahri Sarraj na província de Helmand.

O segundo ataque verificou-se na província de Ghazni quando a coluna policial transportava um prisioneiro talibã. 2 militantes foram mortos nos confrontos. 7 polícias e 2 civis ficaram feridos.

Hillary Clinton no México reconhece responsabilidade americana


A secretária de estado americana Hillary Clinton, de visita ao México, reconheceu que os Estados Unidos partilhavam as culpas pela violenta guerra contra os traficantes de drogas no país vizinho.

Clinton afirmou que os Estados Unidos estão a alimentar os poderosos cartéis da droga através da sua insaciável procura de drogas ilícitas.

A chefe da diplomacia americana louvou igualmente os esforços do presidente Felipe Calderon para combater aquelas organizações criminosas.






XS
SM
MD
LG