Links de Acesso

Senegal: Eleições Locais e as Mudanças


Foram as primeiras eleições autárquicas em que participaram os partidos da oposição desde que estes boicotaram as presidenciais em 2007.

O Presidente Wade conduziu uma campanha enérgica pelo seu governo de coligação, viajando pelo país, numas eleições em que o seu filho Karim concorria pela primeira vez como candidato ao conselho municipal da capital, Dacar.

Resultados provisórios, divulgados pelas estações de rádio privadas indicam que o partido no poder está a perder no distrito eleitoral de Wade, na zona de Point E, enquanto por outro lado a coligação Sopi parece ter perdido o distrito do Primeiro Ministro Hadjibou Somare, na Cidade de Thies.

Baseando-se no facto de que cerca de metade de eleitores registados foram as urnas no domingo para a eleição de 20 mil autarcas nas zonas rurais, a agência da imprensa senegalesa afirma que a coligação de 35 membros venceu em todas as seis circunscrições eleitorais na zona ocidental de Ndindy e em sete das oito outras circunscrições no distrito nortenho de Louga.

Todavia a coligação no poder parece ter alcançado uma vitória retumbante na Cidade sul de Ziguinchor, derrotando o titular da oposição, que há 25 anos governava a cidade.

Mas os resultados provisórios parecem indicar, na sua generalidade, uma mudança desde 2002, quando a coligação no poder ganhou mais da metade dos votos, assumindo o controlo dos conselhos municipais em Dacar e outras cidades.

A eleição do Presidente Wade em 2000 pôs fim a 4 décadas de governo do Partido Socialista no Senegal, no poder desde a independência da Franca, 1960. Mas desde a sua reeleição em 2007, grande parte da especulação acerca do sucessor do Presidente Wade, se tem centrado no seu filho Karim.

Karim Wade já serviu como conselheiro presidencial, tendo liderando a comissão que preparou a realização da cimeira da Organização da Conferência Islâmica, que teve lugar em Dacar.

Entretanto, o Primeiro-Ministro Macky Sall foi exonerado do seu posto como Presidente da Assembleia Nacional, após ter pedido que Karim Wade prestasse testemunho na investigação às despesas incorridas durante Conferência Islâmica.

Interpelado por uma estação local, a semana passada, se iria candidatar-se às presidenciais, como sucessor presidencial do seu pai em 2012, Karim Wade disse,"só Deus sabe".

Relacionados

XS
SM
MD
LG