Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


No Sudão, os líderes religiosos afirmaram que o presidente Omar al-Bashir, sob o qual pende um mandado de captura internacional, não deve participar na cimeira árabe que vai decorrer no Catar.

Aqueles líderes acrescentaram que o presidente sudanês deve manter-se afastado para evitar os inimigos da nação.

Entretanto, um porta-voz da presidência sudanesa afirmou hoje que não havia ainda uma decisão final acerca da deslocação de al-Bashir.

Seria pouco provável que o presidente sudanês fosse detido no Qatar visto que aquele país não reconhece o Tribunal Penal Internacional que emitiu o mandado de captura contra al-Bashir.

Senegal: eleições locais constituem teste a Wade


No Senegal estão hoje a realizar-se eleições locais naquele que é considerado um teste do presidente Abdoulaye Wade.

A votação registou atrasos logo de manhã com muitas assembleias de voto abrindo mais tarde devido a não terem recebido boletins de voto.

Cerca de 5 milhões de senegaleses estão registados para participar nestas eleições que constituem um teste ao partido governamental PSD que tem sido alvo de fortes críticas por causa dos aumentos dos preços dos géneros alimentícios.

Obama defende encerramento de Guantanamo


O presidente americano, Barack Obama, defendeu a sua decisão de encerrar a prisão da base americana de Guantanamo em Cuba. Esse centro de detenção suscitou criticas internacionais devido ao tratamento questionável dispensado aos prisioneiros.

Numa entrevista à rede de televisão americana CBS, Obama atacou as políticas de detenção da anterior administração americana.

O presidente afirmou que a política de detenção por tempo indeterminado levada a cabo pela administração Bush era insustentável gerando sentimentos anti-americanos, tudo isso sem tornar os Estados Unidos num país mais seguro.


Afeganistão: forças da coligação abatem 5 miltantes


No Afeganistão, a coligação liderada pelos Estados Unidos afirmou que abateu 5 supostos militantes islâmicos tendo detido outros 4 numa operação junto à fronteira com o Tajiquistão.

No entanto entidades oficiais regionais afegãs contestaram essa afirmação dizendo que as pessoas que foram mortas eram civis que trabalhavam para a administração local.

O presidente afegão Hamid Karzai tem vindo a apelar às forças da coligação para que redobrem os seus cuidados de modo a evitar matar civis na sua luta contra os militantes talibãs e da al Kaida.

Novos confrontos na Caxemira


O exército indiano afirmou que pelo menos 6 soldados e 4 supostos rebeldes morreram durante 3 dias de combates na Caxemira. As mesmas fontes acrescentaram que os confrontos prosseguiram hoje.

A violência segue-se a uma troca de tiros entre forças indianas e paquistanesas na região de Uri. Ambos os lados acusaram-se mútuamente pelo inicio do tiroteio.

Esse incidente verificou-se na sexta-feira e os confrontos prolongaram-se pela manhã de sábado ao longo da fronteira que divide a Caxemira entre a Índia e o Paquistão.

Jornalistas levadas para Pyongyang


A imprensa sul-coreana afirmou que é provável que a Coreia do Norte tenha enviado para Pyongyang duas jornalistas americanas detidas na semana passada para serem submetidos a interrogatório.

As autoridades norte-coreanas afirmaram ontem que as duas americanas tinham sido detidas na terça-feira quando tentavam atravessar a fronteira entre a China e a Coreia do norte.

As mesmas fontes acrescentaram que o assunto estava sob investigação.


XS
SM
MD
LG