Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Dezenas de milhar de pessoas encheram hoje um estádio de futebol nos Camarões para participarem numa missa campal celebrada pelo papa Bento 16.

Durante o seu sermão o papa apelou aos africanos para que rejeitassem o materialismo e abraçassem os valores tradicionais da família.

Anteriormente o papa encontrou-se com representantes da considerável minoria muçulmana do país.

Na ocasião Bento 16 declarou que a verdadeira religião repudia a violência e apontou para a coexistência pacífica de muçulmanos e cristãos nos Camarões como um exemplo para o resto de África.

O papa Bento 16 inicia entretanto amanhã a sua visita a Angola.

Somália: Bin Laden ameaça novo presidente


Uma gravação áudio atribuída ao líder da organização terrorista al Kaida, Osama Bin Laden, denuncia o novo presidente da Somália e apela aos somalianos para que o derrubem.

A gravação foi hoje publicada em páginas da Intenet habitualmente usadas por grupos militantes ligados `a al Kaida.

A mensagem de cerca de 11 minutos de duração inclui uma fotografia de Bin Laden e apela à deposição do presidente Sheikh Sharif Sheikh Ahmed acusando-o de estar a soldo dos inimigos da al Kaida.

O presidente somaliano é um islamista moderado eleito em Janeiro depois de um acordo entre o governo anterior e grupos da oposição islâmica.

Zimbabué: Mugabe apela à ajuda internacional

O presidente do Zimbabué, Robert Mugabe apelou à ajuda internacional para recuperar a economia do seu país.

Mugabe falava por ocasião do lançamento do programa de recuperação económica do novo governo de partilha do poder.

Pediu igualmente a eliminação das sanções de que ele próprio é alvo assim como outras altas entidades oficiais zimbabueanas.

As sanções foram impostas nos últimos anos pelos Estados Unidos e pela União Europeia que acusam Mugabe de repressão política e de violações dos direitos humanos.


França: vaga de greves paralisa país


Em França uma nova vaga de greves paralisou hoje o país com centenas de milhar de manifestantes denunciando as políticas do governo para lutar contra a crise económica.

As greves traduziram-se pela paralisação dos aeroportos da capital e pela redução em 40% do tráfego dos comboios de alta velocidade.

Os sindicatos franceses pretendem que o presidente Nicolas Sarkozy dê mais passos para ajudar os trabalhadores nesta recessão que está a obrigar muitas empresas a despedirem pessoal.

Subida dos preços das matérias-primas

Os preços do petróleo e de outras matérias-primas subiram hoje depois dos últimos esforços do Banco Central americano para relançar a economia.

Ontem o Federal Reserve anunciou que tinha decidido aumentar em um trilião o papel-moeda em circulação.

A colocação de mais dinheiro em circulação destina-se a tentar lutar contra a recessão facilitando aos bancos a concessão de empréstimos para financiar novos negócios.

Contudo um efeito secundário dessa injecção de dinheiro na economia poderá ser uma inflação maior diminuindo o poder de compra de cada dólar.

E é por isso que os preços das matérias-primas tais como o petróleo, o ouro ou o cobre subiram hoje.

FMI prevê grande contracção da economia mundial


O Fundo Monetário Internacional reduziu drasticamente a previsão económica para 2009 e adianta agora que a economia mundial vai contrair-se, pela primeira vez nos últimos 60 anos.

No relatório agora divulgado o FMI apela aos governos para agirem de forma a contrariar a descida.

Segundo a mesma fonte a economia mundial pode contrair-se até 1%, as economias avançadas vão sofrer uma recessão profunda com a economia dos Estados Unidos a baixar 2,6% e o Japão a registar uma descida acentuada de 5,8%.






XS
SM
MD
LG