Links de Acesso

As Últimas de Washington


Detidos presumíveis autores de atentados

O Afeganistão revelou ter detido sete indivíduos suspeitos de serem os autores dos ataques do mês passado contra três edifícios do governo em Cabul, que mataram 26 pessoas e feriram dezenas de outras.

Um porta-voz da agência de serviços secretos afegã indicou que a quase simultaneidade dos ataques na capital indica terem sido planeados no Paquistão.

Segundo a mesma fonte alguns dos suspeitos admitiram ter recebido treino terrorista na região tribal paquistanesa próxima da fronteira com o Afeganistão.

Zimbabué revê orçamento

No Zimbabué o governo reduziu o volume das receitas para o ano em curso em 43 por cento, ou cerca de mil milhões de dólares.

O ministro das Finanças apresentou no parlamento a revisão do orçamento para o ano de 2009, significando que com a redução das receitas o Zimbabué terá menor possibilidade de fazer face a escassez de alimentos, as necessidades de reparação da infra-estrutura, e as crises de saúde incluindo a epidemia de cólera.

França crítica comentários do Papa

A França criticou os comentários do Papa Bento XVI segundo os quais o uso de preservativos está a agravar os problemas do Sida em África, isto no segundo dia da primeira visita do líder da Igreja Católica a África.

Um porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros francês disse que embora não queira fazer juízo a doutrina da igreja, considera que os comentários do sumo pontífice é uma ameaça as políticas de saúde e ao dever de proteger vidas humanas.

Um porta-voz do Vaticano disse por seu lado que os comentários do Papa estão de acordo com a doutrina Católica que se opõe ao uso de contraceptivos.

Enquanto isso, o Papa encontrou-se com os bispos dos Camarões tendo-os apelado a defenderem os direitos dos pobres e os valores tradicionais da família africana.

Madagáscar tem novo presidente

O Tribunal Constitucional Malgaxe confirmou o líder da oposição Andry Rajoelina como o novo presidente do Madagáscar.

A decisão foi anunciada dias depois de Rajoelina se ter autoproclamado presidente com o apoio dos militares. De acordo com a constituição, Rajoelina de 34 anos é muito novo para assumir o cargo cuja idade mínima requerida é dos quarenta anos. Ainda assim o Tribunal constitucional conferiu-lhe a posse de presidente desta ilha do Indico.

Rajoelina anunciou a formação de um governo de transição para organizar as eleições dentro de dois anos.

Somália mais combates

Testemunhas no sudoeste da Somália disseram que combates entre tropas governamentais e militantes islâmicos provocaram a morte de pelo menos 14 pessoas.

Os recontros tiveram lugar na região de Bakool, depois do ataque das forças governamentais contra uma base do grupo militante al-Shabab no distrito de Rabdhure.

Houve trocas de tiros de artilharia pesada e pelo menos um veículo ficou destruído, enquanto um outro foi capturado pelos militantes.

O grupo al-Shabad controla a regiões sul e centro da Somália desde o início da insurreição há dois anos.

Omar al-Bashir de novo em Darfur

O presidente sudanês Omar al-Bashir esteve de novo em Darfur numa demonstração de força contra o Tribunal Penal Internacional que emitiu um mandato de captura contra o mesmo sob a alegação de crimes de guerra na região.

O presidente sudanês dirigiu-se a milhares de apoiantes na cidade de Nyala ao sul de Darfur.

Bashir denunciou os países do Ocidente de estarem a tentar dividir o Sudão, e jurou que nunca o TPI lhe vai tocar.

O presidente sudanês apelou igualmente aos rebeldes de Darfur a baixarem as armas, afirmando que o governo está a por em marcha uma série de projectos de desenvolvimento na região.

Síria oferece mediação com o Irão

O presidente sírio Bashar al-Assad disse esperar poder reunir-se com o presidente Barack Obama, elogiando-o como um "homem de palavra".

Em entrevista publicada pelo jornal italiano La Republica, Assad diz que o presidente Obama tem cumprido as suas promessas para o inicio da retirada das tropas do Iraque e do encerramento da prisão da base naval de Guantanamo em Cuba.

O presidente Assad ofereceu-se também para ajudar na mediação entre o Ocidente e o Irão, um antigo aliado sírio. Apelou ao Ocidente para apresentar "propostas concretas" ao Irão.

Relacionados

XS
SM
MD
LG