Links de Acesso

Golpe de Estado em Madagáscar, Presidente Demite-se


O presidente do Madagáscar, Marc Ravolamanana demitiu-se do cargo, transferindo o poder para os militares.

Funcionários governamentais e diplomatas daquele país no Indico disseram que o presidente assinou esta manhã um decreto presidencial, anunciando a sua decisão.

A presidência de Marc Ravolamanana foi nas ultimas semanas alvo de uma série de manifestações de protesto, lideradas pelo dirigente da oposição, Andry Rajoelina que acusa o presidente de se ter transformado num ditador. Rajoelina exigira a demissão de Ravolamanana.

Para fazer face às manifestações de protesto, o governo teve em várias ocasiões que recorrer aos militares.

Ontem, tropas amotinadas assumiram o controlo do palácio presidencial na capital Antananarivo e segundo testemunhas, o líder da oposição Rajoelina com ajuda de apoiantes seus e militares amotinados, chegou a ocupar temporariamente o palácio presidencial. Desconhece-se o paradeiro de Ravolamanana, tendo a embaixada americana na capital malgaxe, através do Departamento de estado norte-americano, desmentido que ele tenha procurado ali refugio, conforme rumores postos a circular.

Para uma análise das implicações da situação política em Madagáscar, o Filipe Vieira falou com Belmiro Rudolfo do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais de Moçambique. O Dr. Belmiro Rudolfo eh da opinião que o sucedido em Antananarivo constitui um grave precedente para África. Ouça a entrevista conduzida por Filipe Vieira ao analista político moçambicano.

XS
SM
MD
LG