Links de Acesso

As Últimas de Washington


Violência em Madagáscar

Dois carros de combate apoiados por tropas forçaram o caminho em direcção ao palácio presidencial de Madagáscar, pouco depois do Exército se ter declarado a favor do líder da oposição, Andry Rajoelina, que exigira na véspera a demissão do Presidente Marc Ravalomanana.

Ouviram-se sons de tiros e explosões em volta do palácio, mas Ravalomanana não estava no edifício. Encontrava-se, segundo as agências noticiosas, num palácio perto, a cerca de seis quilómetros do centro da cidade.


Rajoelina tinha pedido anteriormente que as forças de segurança prendessem o Presidente, recusando a proposta de Ravalomanana para levar a cabo um referendo. O Presidente diz que apenas sairá de modo democrático, através de um referendo.

Governo paquistanês cede

O Governo paquistanês cedeu às pressões da oposição reconduzindo ao seu posto o presidente do Supremo Tribunal, Iftikhar Chaudry, com o propósito de apaziguar a crise política que começava a dar sinais de poder transformar a agitação popular nas ruas em confrontos violentos.

A oposição desmarcou a manifestação que estava agendada para a capital paquistanesa.

Em vez dessa manifestação, em que a oposição se juntou aos protestos de juízes e advogados do país, o líder da oposição, Nawaz Sharif, apelou a que os seus apoiantes celebrassem a decisão com dignidade a recondução de Chaudry – o qual irá voltar ao seu posto a 21 de Março, de acordo com o anúncio feito pelo primeiro-ministro paquistanês, Yousaf Raza.

Chaudry tornou-se numa causa célebre no Paquistão depois de ter sido afastado em 2007 pelo então Presidente do país e chefe do exército Pervez Musharraf.

Sudão quer saída de grupos de assistência humanitaria

O presidente sudanês afirmou desejar que a totalidade dos grupos de ajuda internacional deixe de operar no Sudão, dentro de um ano.

O presidente Omar al-Bashir frisou num comício para militares e policias que os grupos domésticos irão passar a realizar o trabalho de distribuição de assistência.

Bashir sublinhou que no caso dos grupos estrangeiros desejarem continuar a trazer ajuda, vão ter de a deixar no aeroporto.

Amnistia Internacional receia vácuo no Chade

A Amnistia Internacional manifestou preocupação sobre um vácuo de segurança no leste do Chade enquanto a força de protecção é transferida do controle Europeu para as Nações Unidas.

A ONU assumiu oficialmente a força da União Europeia no Chade após o final de um mandato de um ano.

O contingente da ONU deverá ascender a mais de cinco mil tropas e pessoal, mas de momento tem apenas dois mil homens.

Raptos na Somália

Três trabalhadores de agência de ajuda humanitária e o seu tradutor somali foram raptados por atiradores, no Sul da Somália.

A ONU afirma que os quatro indivíduos foram raptados, na madrugada de segunda-feira, quando seguiam para o aeroporto da cidade de Wajid, situado a 340 quilómetros a Sul da capital, Mogadíscio.

Um comunicado da ONU refere ainda não ter havido qualquer contacto com os raptores.

Os reféns são funcionários do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e do Programa Alimentar Mundial.

Chevron reduz produção

A Chevron revelou que um ataque contra um dos seus oleodutos situado no sul da Nigéria forçou a empresa a reduzir a produção.

A companhia frisou que a redução é de cerca de dez mil barris por dia.

Um porta-voz militar, adiantou por seu lado que o ataque, no estado do Delta, terá sido levado a cabo por militantes, tendo provocado quatro derrames de petróleo.

Ataques contra oleodutos e outras instalações petrolíferas são uma ocorrência comum na região do Delta do Níger.

Birmânia pedida libertação de presos políticos

Tomas Ojea Quintana investigador especial da ONU para os direitos humanos afirmou que os dirigentes militares birmaneses devem libertar mais de dois mil e cem prisioneiros políticos que detêm em antecipação do sufrágio eleitoral do próximo ano.

Quintana sublinhou que a Birmânia deve libertar os prisioneiros de consciência para assegurar que o sufrágio e o processo imediato correspondam aos parâmetros internacionais para uma sociedade democrática.

Quintana acrescentou que o governo Birmanes não deve impor condições a libertação dos dissidentes, como seja obrigá-los a assinar declarações de renúncia ao activismo político.

Mais detidos na Irlanda do Norte

Autoridades da Irlanda do Norte detiveram mais dois indivíduos suspeitos de terem disparado, a semana passada nos arredores de Belfast, contra um agente da polícia.

As mesmas fontes precisaram que os indivíduos foram detidos na localidade de Craigavon, o local dos disparos da semana passada.

A detenção eleva para onze o número de pessoas a serem interrogadas sobre a morte do agente e do assassinato no início do mês de dois militares britânicos, ocorrido nos arredores de uma base situada a noroeste de Belfast.

Presos de Guantanamo

Funcionários superiores da União Europeia vão encontrar-se esta semana com responsáveis da administração norte americana para tentar obter mais informações sobre os detidos que se encontram em Guantanamo que os seus países podem vir a serem solicitados para acolher.

O presidente Barack Obama prometeu encerrar a prisão que se encontra localizada na base militar de Guantanamo em Cuba, tendo vários países europeus, incluindo Portugal, a França e a Espanha manifestado a possibilidade de receberem alguns

Relacionados

XS
SM
MD
LG