Links de Acesso

As Últimas de Washington


O presidente dos EUA, Barack Obama, recebeu na Casa Branca o chefe de Estado do Brasil, Lula da Silva, com quem manteve conversações sobre a crise financeira global, sobre a questão energética e sobre a estabilidade política na América Latina.

Este é o primeiro encontro entre os dois presidentes e é também a primeira vez que Barack Obama recebe na Casa Branca um chefe de Estado da América Latina, desde que assumiu o cargo, em Janeiro deste ano.

Lula da Silva introduziu o tema da cooperação com África na agenda destas suas conversações, tendo feito duas referências ao tema, durante a conversa que manteve com os jornalistas na Sala Oval, ladeado pelo presidente dos EUA.

Numa nota mais leve acerca deste encontro, o facto do presidente Lula ter confessado que, ultimamente, reza mais pelo presidente Obama que por si próprio, considerando que o líder americano é quem mais precisa de ajuda divina para fazer face à crise financeira que herdou.

Zamora Induta Sucede a Tagmé Na Waié

O Conselho de Ministros da Guiné-Bissau aprovou a proposta de nomeação de Zamora Induta para chefe de Estado-maior General das Forças Armadas do país, na sequência da morte do general Tagmé Na Waié no início do mês. Na mesma reunião, o Conselho de Ministros aprovou um orçamento de cerca de 3,9 milhões de euros para as eleições presidenciais antecipadas, as quais ainda não têm data marcada.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, é ainda proposta a nomeação do coronel António Indjai como vice-chefe de Estado-maior General das Forças Armadas.

O Conselho de Ministros, reunido em sessão extraordinária, decidiu igualmente nomear o ministro dos Combatentes e Liberdade da Pátria, general Buota Nan Batcha, como conselheiro do primeiro-ministro para a área da Defesa.

Mugabe Quer Fim da Violência Política

O presidente Robert Mugabe, do Zimbabué, apelou para o fim da violência política no seu país e disse que o novo governo de unidade nacional deverá trazer a paz e a estabilidade.

Mugabe fez estes comentários, este sábado, quando usava da palavra no funeral de um antigo comandante das forças militares zimbabueanas, Vitalis Gava. O primeiro-ministro Morgan Tsvangirai participou também naquela cerimónia fúnebre.

Mugabe agradeceu a Tsvangirai e a outros membros da oposição o facto de terem participado no funeral, apelando que seja posto fim à violência entre o partido da ZANU-PF e o Movimento para a Mudança Democrática, que faz agora parte do governo de unidade formado no mês passado.Mugabe disse que aqueles que continuarem a combater-se são inimigos do Zimbabué.

Madagáscar: Incerteza Política

Em Madagáscar, o governo do president Marc Ravalomanana diz continuar no poder, apesar das reivindicações feitas pela oposição nesse sentido.

O líder da oposição, Andry Rajoelina, disse perante milhares de apoiantes seus, no sábado, que está agora a controlar o poder no país, tendo nomeado Monja Roindefo para o cargo de primeiro-ministro e anunciado a realização de eleições no prazo de dois anos.

Às primeiras horas de sábado, a oposição ocupou o gabinete do primeiro-ministro, mas um comunicado emitido pelo gabinete do presidente Ravalomanana afirma que este continua em funções e que a auto-proclamação feita pela oposição não tem qualquer valor legal.

A oposição organizou uma manifestação, este sábado, na capital onde Rajoelina apareceu em público pela primeira vez no espaço de uma semana. O presidente do Parlamento, Jacques Sylla, apareceu ao lado de Rajoelina, exigindo a demissão do presidente Ravalomanana.

Os EUA exortaram a um diálogo imediato entre os líderes políticos do país, tendo um porta-voz do Departamento de Estado dito, na sexta-feira, que a crise política está a entrar numa fase perigosa.

Dafur: Reféns Libertados

As autoridades sudanesas anunciaram que três estrangeiros que trabalham para agência de ajuda humanitária raptados em Darfur, no início da semana, já foram libertados.

Informações iniciais referiam que um médico italiano, uma enfermeira canadiana e um coordenador francês do grupo Médico Sem Fronteiras iriam ser libertados. O pessoal de apoio sudanês, que os acompanhavam, já se encontra também em liberdade.

G-20: Mais Fundos para o FMI

Líderes económicos do G-20 concordaram na necessidade de aumentar os fundos disponíveis do FMI para ajudar os países mais afectados pela recessão global.

O ministro britânico das Finanças, Alistair Darling, disse perante as nações que integram os G-20 e que estão reunidos em Londres, este sábado, ver necessidade para aumentar os recursos do FMI. Esta instituição financeira internacional forneceu biliões de dólares em empréstimos a vários países em dificuldades.

Bin Laden Critica Árabes Moderados

Numa gravação áudio atribuída ao chefe da Al Qaida, Osama Bin Laden, este critica os líderes árabes moderados, acusando-os de terem sido cúmplices da ofensiva de Israel contra a Faixa de Gaza.

Numa gravação, transmitida no sábado pela televisão Al-Jazeera, Bin Laden disse que alguns países árabes colaboraram com Israel sem, no entanto, mencionar qualquer país.A autenticidade desta gravação áudio ainda não foi verificada.

Bombaim: Índia Quer Que o Paquistão Coopere

A Índia afirma esperar que o Paquistão tome a iniciativa no processo de investigação relativamente ao atentado terrorista de Novembro do ano passado contra a cidade de Mombaça.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia afirma querer que o Paquistão ajude a apresentar à justiça os autores do ataque, ajudando também no desmantelamento da infra-estrutura terrorista existente em território paquistanês.

A Índia acusou o grupo militante Lashkar-e-Taiba de ter treinado e equipado os dez terroristas que atacaram o centro comercial de Bombaim.

Relacionados

XS
SM
MD
LG