Links de Acesso

Cimeira Obama-Lula na Casa Branca


Barack Obama recebe neste sábado o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Este será o primeiro encontro entre os dois governantes.

Na reunião entre os presidentes, que acontecerá na Casa Branca, os prováveis assuntos tratados serão a crise financeira, a participação do Brasil em organizações financeiras mundiais, fontes energéticas, estabilidade na América do Sul e tráfico de drogas.

Em entrevista a Voz da América, Paulo Sotero, director do Brazil Institute em Washington, acredita que Obama e Lula têm grandes semelhanças políticas, e ambos encaixam-se como "social-democratas".

Desde 2007, os investimentos norte-americanos no Brasil cresceram 17%. O sector energético foi o mais favorecido, como a extracção de petróleo e gás natural. O etanol brasileiro mostra-se como uma fonte alternativa de energia, mas ainda encontra altas tarifas no mercado americano.

As relações políticas e económicas entre Brasil e Estados Unidos sempre se deram de forma pacífica e amigável. Lula já afirmou que insistiu ao presidente venezuelano Hugo Chavez para diminuir sua retórica contra os Estados Unidos, contudo também se colocou contra o embargo americano a Cuba.

A economista brasileira Eliana Cardoso, professora titular da Fundação Getúlio Vargas, afirma que 30 por cento do comércio brasileiro se faz com os Estados Unidos, e uma politica proteccionista poderia ser ruim para ambos os países.

XS
SM
MD
LG