Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


O Banco Mundial acaba de publicar um relatório concluindo que a economia global vai contrair-se durante 2009, a primeira vez que tal acontece desde a segunda guerra mundial.

O relatório acrescenta que o comércio mundial vai verificar a sua maior quebra dos últimos 80 anos com especiais repercussões nas economias asiáticas. O presidente do Banco Mundial Robert Zoellick apelou entretanto para o aumento dos investimentos de modo a evitar convulsões sociais e políticas.

O relatório salienta ainda que a crise financeira internacional está a afectar especialmente os países em desenvolvimento. De facto, os países ricos estão eles próprios a recorrer ao crédito para estimular as suas economias deixando menos dinheiro disponível para emprestar aos países mais pobres.

Por outro lado, a crise está a obrigar alguns países industrializados a cortarem os seus orçamentos de ajuda externa precisamente no momento em que se multiplicam os apelos à ajuda através do mundo em desenvolvimento.

Tensão sobe no Tibete

O presidente chinês Hu Jintao apelou aos líderes tibetanos para que garantam a lei e a estabilidade social no momento em que se assinala o quinquagésimo aniversário do levantamento contra a dominação chinesa.

Falando hoje em Pequim Hu Jintao apelou para a construção de uma grande muralha contra o separatismo para proteger a unidade da China.

As autoridades chinesas despacharam entretanto reforços militares e policiais para o Tibete de modo a tentar impedir a repetição das manifestações violentas do ano passado.

Estados Unidos vão pesquisar células estaminais

O presidente americano Barack Obama decidiu levantar as restrições à utilização de fundos do governo federal para financiar pesquisas no domínio das células estaminais.

Numa cerimónia na Casa Branca Obama declarou que os cientistas pensam que aquelas células tenham o potencial de conseguir curas para várias doenças graves.

O presidente americano reconheceu que aquelas experiências envolvendo fetos humanos eram controversas mas salientou que se tratava do caminho a seguir.

Acrescentou ainda que a maioria dos americanos apoiavam as pesquisas envolvendo as células estaminais.


Uganda: avião despenha-se matando 11 pessoas


No Uganda, um avião da era soviética despenhou-se hoje no Lago Vitória matando as 11 pessoas que seguiam a bordo. O aparelho, um "Ilyushin 76" transportava abastecimentos para as forças da União Africana na Somália quando se incendiou pouco depois de ter descolado do aeroporto de Entebbe.

Desconhece-se para já a causa do acidente. O governo ugandês acrescentou que no desastre morreram 3 altas patentes das forças armadas do Burundi, 2 ugandeses, 1 indiano, 1 sul-africano e os 4 membros da tripulação russa.

Tanto o Uganda como o Burundi enviaram soldados para integrar a missão da União Africana na Somália.

Zimbabué: Tsvangirai diz que foi acidente


O primeiro-ministro do Zimbabué, Morgan Tsvangirai, disse que a colisão do seu carro com um camião que matou a sua mulher e feriu-o foi um acidente rodoviário.

Tsvangirai que fez esta afirmação a jornalistas na sua casa em Harare, pouco depois de ter regressado de uma breve estada num hospital no Botsuana, acrescentou que há muito poucas possibilidades do acidente ter sido deliberado, precisando que essa possibilidade era de "uma em mil".

Susan Tsvangirai foi morta quando um camião com matricula estrangeira atingiu o carro do primeiro-ministro fora da capital fazendo-o dar uma série de cambalhotas.

Cólera já fez mais de 4 mil mortos no Zimbabué


O número de mortos causado pela epidemia de cólera no Zimbabué está agora oficialmente acima dos 4 mil.

Um novo relatório divulgado hoje pela Organização Mundial de Saúde informa que 4011 pessoas morreram de cólera no Zimbabué desde Agosto e que 89 mil outros adoeceram.

Na semana passada, o primeiro-ministro zimbabueano, Morgan Tsvangirai, afirmou que os números oficiais de mortos pela cólera estariam provávelmente abaixo dos números reais.

A cólera é uma doença que se espalha através de água contaminada. A epidemia no Zimbabué e atribuída ao colapso do sistema médico do país e aos seus mal mantidos sistemas sanitários e de distribuição de água.




XS
SM
MD
LG