Links de Acesso

As Últimas de Washington


Obama reformas profundas

O presidente Barack Obama utilizou a mensagem semanal para afirmar estar pronto para lutar por reformas profundas contidas na sua proposta orçamental.

Obama afirmou estar consciente de que não será fácil fazer aprovar o novo orçamento que prevê despesas superiores a três triliões de dólares, e que visa reduzir os impostos para 95 por cento dos americanos e investir em fontes de energia renováveis, cuidados de saúde e educação.

O presidente americano acrescentou que o orçamento só poderá ajudar milhões de americanos no caso de o Congresso ultrapassar a resistência dos grupos de pressão que pretendem continuar com a forma habitual de acção.

Cortado o acesso dos Talibã

O major general paquistanês Tariq Khan afirmou que as suas tropas derrotaram os militantes Talibã numa zona chave da fronteira usada pelos rebeldes como acesso ao Afeganistão.

Khan referiu aos jornalistas que os rebeldes tinham perdido a última batalha para manter o controlo de uma área estratégica.

A mesma fonte fez igualmente a previsão que a missão contra os extremistas na região semi autónoma ficara concluída ate final do corrente ano.

Karzai propõe antecipação de presidenciais

O presidente afegão, Hamid Karzai sugeriu a realização do sufrágio presidencial em Abril, quatro meses antes da data marcada pela Comissão Eleitoral Independente.

A constituição afegã exige que a eleição presidencial seja realizada até 21 de Abril, um mês antes do mandato de Karzai terminar.

O mês passado, o presidente da comissão eleitoral referiu que tinha sido decidido marcar a votação para Agosto a fim de permitir as tropas norte americanas estabilizarem o país.

Aniversário de Robert Mugabe

O presidente do Zimbabué, Robert Mugabe celebrou o seu aniversário de nascimento com uma festa faustosa, que os críticos condenaram como não sendo apropriada num país assolado por uma crise económica e humanitária.

Apoiantes de Mugabe angariaram 250 mil dólares para a celebração que decorreu na localidade de Chinhoyi, situada a norte da capital, Harare.

O primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, rival de longa data do presidente, foi convidado para participar na festa de aniversário, convite que recusou.

MPLA interpela governo

O Movimento Popular de Libertação de Angola, o partido que apoia o executivo de Luanda com uma maioria qualificada no Parlamento, vai interpelar o Governo sobre os efeitos da crise internacional na economia angolana.

Esta interpelação do MPLA surge num momento em que o Governo do mesmo partido fez aprovar em Conselho de Ministro um conjunto de medidas de combate à crise que, entre outras, passa por medidas como a redução da despesa pública ou mesmo a intervenção no sector dos diamantes através da sua venda a preços estratégicos em função da queda da procura nos mercados internacionais.

Assassinato de Hariri vai a tribunal

O acusador especial das Nações Unidas prometeu encontrar a verdade sobre o assassinato do antigo primeiro ministro libanês Rafik Hariri.

Daniel Bellemare divulgou um comunicado indicando que a sua equipa fará todo o possível para assegurar que a justiça seja feita.

Bellemare é o principal acusador de um tribunal especial da ONU que vai julgar o caso na cidade holandesa de Haia.

Novos confrontos no Sri Lanka

No Sri Lanka o sector militar sustenta ter destruído dez embarcações rebeldes e capturado posições fortificadas numa área conhecida por ser o ultimo bastião rebelde.

As mesmas fontes indicaram que os confrontos ocorreram nas proximidades de uma pequena localidade no nordeste do Sri Lanka.

O incidente ocorreu um dia após pelo menos nove rebeldes tamil terem sido mortos em violentos confrontos naquela zona.

Descobertos mais corpos

Soldados descobriram mais uma vala comum com os restos mortais de mais graduados, vítimas do motim de quarta-feira, em Daca, no Bangladesh. O número de vítimas aumenta assim para 76.

A descoberta foi anunciada pelo chefe dos serviços de socorro, segundo o qual os cadáveres estavam em adiantado estado de decomposição e desfigurados. Muitos estavam mutilados.

Foi a segunda vala comum encontrada nos últimos quatro dias. A primeira, detectada na sexta-feira, continha 38 corpos de oficiais. Vinte e oito outros corpos tinham sido tirados entretanto dos esgotos da unidade, uma força paramilitar de fronteira, aquartelada em Pilkhana, na capital.

As autoridades desconhecem ainda o paradeiro de 70 graduados da tropa de elite.

Encontro da ASEAN

A Associação das Nações do Sudeste Asiático – a ASEAN – deu início ao encontro anual na estância turística tailandesa de Hua Hin.

O primeiro-ministro tailandês abriu o encontro expressando confiança na capacidade do grupo de nações vir a ultrapassar a crise financeira global.

O dirigente tailandês sublinhou que o Sudeste Asiático ultrapassou a guerra fria e a crise financeira asiática de 1997, agindo em conjunto, e que a resposta a actual crise não será diferente.

Relacionados

XS
SM
MD
LG