Links de Acesso

As Últimas de Washington


Retirada das tropas norte americanas

O presidente Barack Obama anunciou a retirada das tropas de combate americanas que se encontram estacionadas no Iraque até 31 de Agosto de 2010.

Obama revelou o seu plano e perante uma base dos marines, em Camp Lejeune, no Estado da Carolina do Sul. Trata-se de um plano para a retirada total das tropas americanas do Iraque no prazo de 19 meses, concretamente até Dezembro de 2011.

Numa primeira fase, a partir de Agosto do ano que vem, ficam no Iraque 50 mil soldados americanos dos 142 mil que se encontram actualmente em missão naquele país. As forças que permanecerem terão missões de treino das tropas iraquianas e de combater as forças terroristas.

A retirada dos restantes 50 mil homens está prevista para Dezembro de 2011, muito embora o presidente Obama considere que possa haver ajustamentos tácticos de acordo do que se passar no terreno.

SADC e o Zimbabué

Nações da região sul de África vão realizar uma cimeira especial para ajudar o Zimbabué angariar dois mil milhões de dólares para reparar a economia do país.

Ministros das 15 nações da SADC discutiram o pedido do Zimbabué para um encontro de dois dias reunião que decorreu na cidade do Cabo.

Nenhum dos países adiantou valores concretos, mas a ministra dos negócios estrangeiros sul-africano, afirmou que a SADC deseja ajudar o Zimbabué a mobilizar os fundos necessários.

Aquela dirigente frisou que a cimeira regional dos chefes de estado e do governo deverá registar-se na África do Sul antes da cimeira do Grupo dos Vinte que vai decorrer em Londres no dia dois de Abril.

Aniversário de Mugabe

Apoiantes do presidente do Zimbabué, Robert Mugabe angariaram 250 mil dólares para oferecer uma festa de aniversário numa altura em que os serviços de saúde e de sanidade não funcionam por falta de verbas.

O jornal estadual The Herald refere que a festa do octogésimo quinto aniversário de Mugabe será realizada na localidade de Chinhoyi, situada a norte da capital.

As notícias da festa ocorrem na altura que o novo governo de partilha tenta angariar biliões de dólares para reparar hospitais, escolas e fazer face a uma violenta epidemia de cólera.

Sacerdote condenado a cadeia

Um sacerdote da Igreja católica considerado culpado dos assassinatos de 1994 no Ruanda foi condenado a 25 anos de cadeia.

O Tribunal Internacional para o Ruanda condenou Emmanuel Rukundo por crimes incluindo genocídio, e crimes contra a humanidade.

Rukundo, um antigo capitão nas forças armadas do Ruanda, foi considerado parte integrante do sequestro e assassinato de refugiados Tutsis de uma escola católica.

Revolta sangrenta

No Bangladesh as autoridades indicaram que 300 guardas de fronteira foram detidos durante uma rusga aos amotinados que efectuaram durante dois dias uma revolta sangrenta.

Fontes dos serviços de segurança precisaram que muitos guardas fugiram das instalações após se terem rendido.

Mais de 130 elementos do exército continuam dados como desaparecidos receando-se que tenham sido mortos pelos guardas revoltosos, que integravam uma unidade paramilitar.

As autoridades revelaram que dezenas de corpos de elementos do exército foram encontrados no quartel-general dos Bangladesh Rifles em Daka e noutros locais.

Relacionados

XS
SM
MD
LG