Links de Acesso

As Últimas de Washington


Direitos humanos em Angola e Moçambique

O Departamento de Estado Americano sustenta que a situação de direitos humanos em Angola permanece "pobre com numerosos e graves problemas" enquanto em Moçambique se registaram o ano passado incidentes de abusos de direitos humanos.

No seu relatório anual sobre direitos humanos emitido o Departamento de Estado elogiou no entanto Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e a Guiné-bissau como países que na generalidade respeitam os direitos humanos dos seus cidadãos embora com algumas insuficiências.

No que diz respeito a Angola o relatório faz notar assassinatos cometidos pelas forças policiais e militares, torturas, agressões e violações sexuais, corrupção oficial e impunidade entre outras violações dos direitos humanos.

O documento faz notar que as ultimas eleições em Angola decorreram de forma pacífica e foram na generalidade credíveis.

No que diz respeito a Moçambique as críticas foram essencialmente viradas para aquilo que o documento diz serem assassinatos cometidos pelas forças de segurança embora o governo tenha tomado medidas para levar a julgamento os responsáveis.

O documento nota ainda um sistema judicial inadequado e influenciado pelo partido no poder.

Aparelho turco cai em Amesterdão

Um avião das linhas aéreas da Turquia despenhou-se num terreno baldio, durante manobras de aterragem no aeroporto de Schipol, em Amesterdão, Holanda.

De acordo com as autoridades aeronáuticas holandesas, nove pessoas morreram e 50 outras ficaram feridas, algumas em estado grave.

O aparelho, um Boeing 737 partiu-se em pedaços, ao embater-se no solo a 500 metros do inicio da pista de aterragem. A operação de aterragem naquele aeroporto da Holanda decorreu sob um forte nevoeiro.

A televisão holandesa mostrou imagens do aparelho no solo e completamente danificado.

As equipas de emergência estão a remover os corpos das vítimas da fuselagem do aparelho e a transportar os feridos para os hospitais da região.

O avião acidentado tinha por proveniência o aeroporto de Istambul.

Alívio da tensão nos territórios palestinianos

Facções palestinianas rivais do Hamas e da Fatah reuniram-se para conversações visando a unidade e o alívio da tensão nos territórios palestinianos.

O encontro realizado na capital egípcia, Cairo, antecede a conversações mais alargadas, estas agendadas para amanha.

Na sequência da reunião, testemunhas disseram terem se registado sinais da melhoria no clima de relacionamento entre essas duas facções palestinianas rivais.

Espera-se que as conversações de quinta-feira mediadas por Cairo venham a representar um gesto de boa vontade no sentido da formação de um governo interino, da convocação das eleições presidenciais e legislativas, na reestruturação dos serviços de segurança e ainda na definição do papel do Hamas no seio da Organização para a Libertação da Palestina, liderada pelo Fatah.

Num gesto de boa vontade, a Fatah libertou 40 prisioneiros do Hamas detidos nas cadeias controladas pelo movimento, na Margem Ocidental do Rio Jordão. Um legislador do Hamas disse que a Fatah prometera libertar mais prisioneiros.

A solução para as profundas divergências entre as duas facções palestinianas e considerada a chave para a paz com Israel.

Coreia do Sul inspecciona ilhas

A Coreia do Sul disse que o chefe dos seus serviços secretos inspeccionou recentemente as disputadas ilhas localizadas ao longo da costa marítima fronteiriça com Seul, isto numa altura em Pyongyang intensifica a sua retórica contra a Coreia do Sul e prepara-se para novos testes com mísseis.

De acordo com a agência de notícias sul coreana, a visita do chefe dos serviços secretos de Seul é por sinal a primeira efectuada ao mais alto nível as ilhas em disputa, isto desde que a Coreia do Norte decidiu anular em Janeiro ultimo, todos os acordos políticos e militares celebrados com a vizinha Coreia do Sul.


As ilhas em disputa estão localizadas perto da área onde a marinha dos dois estados vizinhos envolveu-se em escaramuças navais em 1999 e 2002.

A visita do chefe dos serviços secretos de Seul acontece precisamente numa altura em que Pyongyang se prepara para lançar um novo satélite, que os Estados Unidos, a França, e as demais nações asiáticas acreditam ter propósitos meramente militaristas, nomeadamente o teste com os mísseis de longo alcance.

Serra Leoa tribunal condena ex líderes rebeldes

O tribunal para os crimes de guerra na Serra Leoa condenou três ex líderes rebeldes, por crimes de guerra e contra a humanidade cometidos durante a guerra civil naquele país da África Ocidental.

Aquele tribunal patrocinado pelas Nações Unidas sentenciou Issa Sesay, Morris Kallon e Agustine Gbao, pelas 18 acusações que impendiam sobre aqueles três antigos líderes rebeldes.

Entre outros crimes, os três ex líderes da Frente Revolucionaria Unida, RUF foram acusados de morticínio, mutilação, violação sexual e rapto.

Na leitura do veredicto, o tribunal determinou como provado, o envolvimento dos mesmos nas atrocidades cometidas durante a guerra civil naquele país da África Ocidental, conflito esse que durou de 1991 a 2002 e que vitimou milhares de serra lioneses.

Recorde-se que sob a mesma acusação, encontra-se igualmente sob custódia do tribunal penal internacional de Haia, Holanda, o antigo presidente liberiano Charles Taylor, este acusado de crimes de guerra e contra a humanidade no conflito na Serra Leoa.

Segurança alimentar na China

A imprensa estatal chinesa revelou que o governo criou uma comissão para a segurança alimentar, em resposta a serie de escândalos envolvendo a produção de alimentos, na China.

De acordo com a agência de notícias da China, a Xinhua, a nova comissão enquadra-se nas recomendações de uma recentemente aprovada legislação que estipula a adopção de selos de qualidade e de garantia dos alimentos

A China incrementou nos últimos tempos os seus esforços no sentido do reforço da segurança da qualidade alimentar, isto depois de pelo menos seis crianças terem morrido e de cerca de 300 mil outras terem sido contaminados pela ingestão de leite contaminado com melanina, uma substancia industrial altamente nociva a saúde.

Os fabricantes dos produtos lácteos recorrem por vezes a melanina para consolidar os níveis de proteína nos derivados do leite.

O vice ministro da saúde da China, Chen Xiaohong admitiu entretanto a existência de mercados ilegais para os produtos contaminados.

Aquele governante chinês alertou entretanto para as severas punições, previstas contra aqueles que forem surpreendidos em actividades de produção alimentar ilícita.

Relacionados

XS
SM
MD
LG