Links de Acesso

Coreia do Norte e os Testes de Mísseis


A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira que os preparativos para o lançamento do satélite experimental estão fazendo grandes progressos.

Os especialistas não especificaram quando será o lançamento do satélite Kwangmyongsong-2. A imprensa norte-coreana afirmou que a estreia desse satélite será "um grande passo para a construção de um poder económico".

O anúncio pode ser considerado como uma confirmação das suspeitas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul sobre a real intenção de Pyongyang sobre o satélite, já que ele é capaz de alcançar os Estados Unidos. O Ministério da Defesa da Coreia do Norte rejeita qualquer teoria sobre o lançamento, e afirma que é somente um míssil de teste.

Baek Seung-joo, do Instituto Coreano de Análises de Defesa, afirmou que esse anúncio indica que o lançamento é, agora, inevitável.

Os últimos testes do género levados a cabo pela Coreia do Sul ocorreram em 2006, meses antes dos testes nucleares. Diante deste facto, a Organização das Nações Unidas anunciaram a adopção da resolução 1718, que proíbe futuros lançamentos de mísseis.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano advertiu que o lançamento irá violar a resolução da ONU e, em consequência, também irá desencadear mais punições contra o país.

O analista Joseph Bermudez, do semanário britânico especializado em temas militares Jane's Defence Weekly, disse que mesmo sendo um satélite, o míssil da Coreia do Norte será um benefício.

"Qualquer coisa que eles puderem fazer para desenvolver o lançamento espacial será aplicável a um programa de míssil balístico. Os materiais e a tecnologia de um podem ajudar a construir o outro".

Bermudez disse que imagens do satélite indicam que o lançamento poderá agora acontecer em qualquer altura. Muitos especialistas da Coreia do Sul tem outras prognósticos, dizendo que é improvável que o lançamento ocorra no próximo mês.

XS
SM
MD
LG