Links de Acesso

As Últimas de Washington


O presidente americano Barack Obama visitou o Canadá, na quinta-feira, a sua primeira deslocação ao estrangeiro.

Durante a sua visita, Obama avistou-se com o primeiro-ministro canadiano Stephen Harper para debater várias questões tais como as relações comerciais, o meio ambiente, a energia e a actual situação económica e a situação no Afeganistão.

O Canadá é o principal parceiro comercial dos Estados Unidos e o seu principal abastecedor de petróleo e gás natural.

A Sucessão na Coreia do Norte: Hillary Preocupada

A Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, expressou preocupação face à situação da liderança na Coreia do Norte e à eventual crise de sucessão para substituir Kim Jong Il.

Falando aos jornalistas, na quinta-feira, antes da sua chegada à capital sul-coreana, Seoul, Clinton disse que a Administração do presidente Barack Obama está profundamente preocupada acerca da possível mudança da estrutura de governo em Pyongyang.

A Secretária de Estado americana advertiu que, qualquer mudança de regime na Coreia do Norte, poderá aumentar as tensões existentes com os seus vizinhos da Coreia do Sul, à medida que os pretendentes se confrontam para ocupar posições de poder no interior do aparelho de Estado.

Numa declaração emitida, quinta-feira, a agência noticiosa central norte-coreana, afirma que os militares norte-coreanos teriam afirmado estarem as suas forças armadas dispostas a qualquer confrontação possível.

A ameaça acontece numa altura em que analistas advertem que a Coreia do Norte estará pronta, dentro de poucos dias ou semanas, a realizar um teste com um míssil balístico capaz de atingir o território americano.

NATO: Gates Quer Mais Tropas no Afeganistão

O Secretário americano da Defesa, Robert Gates, anunciou que vai pedir aos aliados da NATO, reunidos em Cracóvia, na polónia, para que forneçam mais tropas para o Afeganistão de forma a garantir mais segurança para as próximas eleições.

Gates encontra-se na Polónia para participar numa cimeira de dois dias de ministros da Defesa da NATO, em que a situação no Afeganistão vai ser o principal tema para debate.

Estas conversações arrancam pouco depois dos EUA terem anunciado o envio de mais 17 mil soldados extra para o Afeganistão.

EUA Forçados a Abandonar Principal Base de Apoio ao Afeganistão

O Parlamento do Kirguistão votou a favor da expulsão dos Estados Unidos da base aérea de Manas, o principal ponto de apoio às forças ocidentais que combate no Afeganistão.

Os legisladores votaram a favor da decisão do presidente Kurmanbek Bakiyev de pôr termo ao acesso americano à base por 78 votos a favor e um contra.

Entidades oficiais disseram que se o presidente assinar a lei e o governo emitir uma ordem de expulsão, os Estados Unidos terão que deixar a base no espaço de 180 dias.

A base aérea de Manas é a única base na região aberta a forças americanas.

O secretário de Defesa americano, Robert Gates, disse que embora a base seja importante não é insubstituível.

Reabriu a Bolsa no Zimbabué

A Bolsa de Valores do Zimbabué voltou a reabrir ao fim de três meses, com as transacções a serem feitas em dólares americanos, depois do governo ter recentemente autorizado o uso de moeda estrangeira, num reconhecimento de que a hiper-inflação tirou todo o valor do dólar zimbabueano.

O ministro zimbabueano das Finanças, Tendai Biti, anunciou, na quarta-feira, que o governo começou a pagar parcialmente em dólares americanos aos militares e aos funcionários públicos, para suplementar os seus salários na desvalorizada moeda local.

O primeiro-ministro Morgan Tsvangirai tinha prometido pagar os salários dos funcionários públicos em moeda estrangeira, mas posteriormente disse que não tinha a quantidade necessária para tal.

Al Qaida Rapta Turistas no Norte de África

O braço da organização terrorista al Qaida no Norte de África publicou fotografias de quatro turistas europeus raptados no mês passado no Níger, um casal de nacionalidade suíça, uma alemã e um britânico.

A publicação das fotografias foi antecedida de uma mensagem áudio na qual o porta-voz do grupo, Salah Abu Mohammed, reivindicou, igualmente, o rapto de dois diplomatas canadianos.

O porta-voz afirma ainda que a al-Qaida se reservava o direito de aplicar a lei islâmica aos seis detidos e que seriam feitas posteriormente exigências pela sua libertação.

XS
SM
MD
LG