Links de Acesso

A China à Espera de Hillary


Um dos pontos altos da primeira digressão da secretária de Estado Hillary Clinton à Ásia vai ser a sua escala na China. A sua principal missão em Pequim será a de assegurar que as relações entre os EUA e a China, ao abrigo da nova Administração Obama, arrancam com o pé direito.

A China está preparada para receber a secretária de Estado americana em Pequim. Este sentimento de boas vindas tem sido repetidamente sublinhado pela porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Jiang Yu.

Jiang Yu afirma que esta é uma importante troca de impressões entre os dois países, a alto nível. E adianta que o seu governo espera que ambas as partes possam ter uma troca de opiniões profunda sobre as relações sino-americanas, sobre a crise financeira internacional e sobre outras questões de preocupação mútua.

Falando em Nova Iorque, antes da sua partida para a Ásia, a secretária de Estado Clinton disse que Washington vê como essencial um bom relacionamento com a China: "É agora ainda mais claro, dadas as dificuldades económicas globais que enfrentamos, da segurança nuclear às mudanças climáticas, das pandemias a muitos outros desafios."

Hillary nomeou outras áreas de preocupação dos EUA, incluindo conversações destinadas a travar o programa nuclear da Coreia do Norte e os esforços da China no que toca a operações de manutenção da paz.

Activistas dos Direitos Humanos na China esperam também que a Secretária Clinton coloque pressão sobre o governo chinês no sentido de melhorar a sua política dos Direitos Humanos.

O filho de Ding Zilin foi morto por tropas chinesas, na Praça de Tianamen, em 1989, tendo sido detido em 1995, quando a então Primeira-dama Clinton se deslocou a Pequim para participar na Conferência da ONU para a Mulher.

Ding afirma que o nome de Hillary Clinton é muito familiar para o povo chinês e reconhece o facto de Hillary ter apoiado os esforços para a sua libertação da prisão.

Por outro lado, Orville Schell, director da Sociedade da Ásia, afirma pensar que outra área urgente no relacionamento urgente é o das mudanças climáticas, considerado como um dos desafios do nosso tempo.

A China e os EUA são os dois maiores produtores de dióxido de carbono para a atmosfera, uma das principais causas do efeito de estufa que causa o aquecimento global.

A secretária de Estado Hillary Clinton é esperada na China, na sexta-feira. Durante a sua visita a Pequim, deverá ser recebida pelo presidente Hu Jintao, pelo primeiro-ministro Wen Jiabao, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Yang Jiechi. Hillary vai reunir-se com líderes da sociedade civil, antes de terminar a sua visita, no domingo.

Relacionados

XS
SM
MD
LG