Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


A secretária de Estado americana Hillary Clinton apelou à Coreia do Norte para não seguir em frente com os planos para testar um míssil de longo alcance.

Clinton que fez o apelo hoje em Tóquio numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo japonês Hirofumi Nakasone afirmou que o planeado teste do míssil Taepodong 2 seria "muito desagradável".

A Coreia do Norte anunciou segunda-feira que iria testar o míssil Taepodong 2, afirmando ser parte de um programa de desenvolvimento espacial.

Hillary Clinton disse que a administração Obama está desejosa em normalizar as relações com Pyongyang se a Coreia do Norte puser fim ao seu programa de armas nucleares e manter-se fiel a acordos anteriores.

Numa outra ocasião, também em Tóquio, a secretária de Estado americana disse que Washington está a rever a sua política com a Birmânia por forma a encontrar uma melhor forma para influenciar os lideres militares do país.


Guiné Equatorial: Rebeldes Atacam Presidência

Na Guiné Equatorial homens armados atacaram o palácio presidencial, desencadeando fortes confrontos com as forças de segurança.

Residentes da capital, Malabo, descreveram como intensos os confrontos registados ao princípio da madrugada de Terça-feira e que envolveram helicópteros de combate das forças governamentais.

Acredita-se que os atacantes tenham entrado na cidade utilizando lanchas rápidas.

Fontes contactadas pela VOA, descreveram a situação como calma, com os soldados a patrulharem as principais ruas da capital.

Sabe-se, por outro lado, que o presidente Teodoro Obiang Nguema, se encontrava, no momento do ataque, na cidade de Bata, por conseguinte ausente do palácio presidencial.

Fontes governamentais atribuíram os ataques a um grupo armado que opera na região do Golfo da Guine, rica em petróleo.

Zimbabué: Governo de Unidade Reúne-se Pela Primeira Vez

O governo de unidade nacional do Zimbabué reuniu, pela primeira vez, o seu conselho de ministros, na terça-feira, tendo contado com a presença do presidente Robert Mugabe e do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai.

Os dois rivais de longa data reuniram-se com os restantes membros do governo, não havendo pormenores do que terá sido debatido durante a sessão ministerial.

Entretanto, o vice-ministro da Agricultura designado por Tsvangirai foi apresentado em tribunal pela primeira vez desde que foi preso, na sexta-feira.

No tribunal, na cidade de Mutare, Roy Bennett foi acusado de ter tomado parte numa conspiração contra o governo e de ter entrado no país ilegalmente. Bennett foi inicialmente acusado de traição, mas essas acusações foram retiradas no domingo.

Bennett é um agricultor branco, cujas terras foram expropriadas pelo governo de Mugabe, tendo sido nomeado vice-ministro da Agricultura pelo primeiro-ministro Tsvangirai.

Uganda: Familiares do Presidente Nomeados para o Governo

O presidente Yoweri Museveni, do Uganda, demitiu o seu ministro das Finanças na sequência de uma remodelação governamental que inclui novos cargos atribuídos à sua mulher e ao seu irmão.

O gabinete presidencial anunciou hoje que o antigo ministro da Energia, Sydda Bbumba, vai substituir Ezra Suruma no cargo de ministro das Finanças. Um comunicado especifica que Suruma vai continuar como conselheiro presidencial.

O presidente Museveni nomeou a sua mulher, Janet Museveni, para o cargo de Ministra de Estado para a Região de Karamoja, região do Nordeste do país.

O presidente nomeou também o seu irmão, Salim Saleh, para o cargo de conselheiro para o sector da Defesa.

No ano passado, Museveni nomeou o seu filho Muhoozi Kainerugaba para comandante das forças especiais ugandesas.

Museveni governa o Uganda há mais de 20 anos, tendo ganho as últimas eleições de 2006, depois do Parlamento ter anulado os limites legais restringindo o número de mandatos

Paquistão: Primeiro-ministro Elogia Acordo com Taliban

O primeiro-ministro do Paquistão, Raza Gilani, elogiou o acordo de paz celebrado com simpatizantes dos Taleban, os quais impuseram a lei islâmica em partes da volátil região do Nordeste do país.

Gilani afirma que o acordo vai ao encontro da política de "diálogo, desenvolvimento e detente" do seu governo.

O governo americano afirma estar à espera de mais detalhes por parte do governo paquistanês no que diz respeito ao acordo. O porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Gordon Duguid, recusou-se a afirmar se o governo americano apoia ou não o acordo. Mas, a NATO manifestou preocupação pela eventualidade dos Taleban obterem um "santuário" em território do Paquistão.

Ministro da Defesa Iraniano Visita Rússia

No momento em que sobe a tensão com os países ocidentais.O ministro iraniano da defesa deslocou-se Terça-feira à Rússia tentando obter a entrega de mísseis anti-aéreos sofisticados a Teerão

O ministro deverá pedir ao governo russo para que cumpra com o estabelecido no contrato concluído há algum tempo e entregue os mísseis ao Irão.

A Rússia negou que pretendesse vender mísseis anti-aéreos a países de regiões em convulsão. A venda desse tipo de armamentos ao Irão poderia afectar as relações da Rússia com o Ocidente precisamente no momento em que a administração americana deu a entender que estaria interessada numa aproximação a Moscovo.

Rússia e China Assinam Acordo Energético

A Rússia e a China assinaram um acordo energético que concede às empresas petrolíferas russas 25 mil milhões de dólares em linhas de crédito, dando Moscovo em troca fornecimentos de petróleo, a longo prazo, à China.

A agência noticiosa russa afirma que o banco de Desenvolvimento da China emitiu as linhas de crédito a favor das empresas petrolíferas russas Rosneft e Transneft, que são as operadoras do sistema de oleodutos da Rússia.

XS
SM
MD
LG