Links de Acesso

Antes do Movimento dos Direitos Cívicos


Apesar da série de Emendas Constitucionais e mais legislação subsequente, desde o fim da Guerra Civil em 1865, o Negro Americano continuou vítima da segregação racial e a margem da sociedade nacional.

Antes do Movimento dos Direitos Cívicos, os activistas Negros recorreram a outras tentativas para a solução do problema dos Negros na América, entre os quais figuram na linha da frente, William Du Bois e Booker T.Washington, precursores de Martin Luther King, nas décadas de 50 e 60.

Booker Taliaferro Washington, ou como mais carinhosamente o chama a comunidade negra americana, tão simplesmente, Booker T., nasceu escravo na Virgínia, em 1856,de mãe escrava e pai branco, proprietário de uma herdade onde a mãe trabalhava como cozinheiro. Mais tarde, Booker T., ele próprio, trabalhou primeiro nas minas de West Virginia durante a Guerra Civil, sendo em seguida promovido a escravo de casa, na residência de um general da Guerra Civil, que descobriu o seu potencial do serviçal, e o alfabetizou, iniciando-o no gosto das letras.

Eventualmente, o pupilo foi enviado a frequentar o Hampton Institute, uma Escola de Artes e Ofícios para os libertos, na Virgínia, criada e administrada sob os auspícios do Freedmen’s Bureau, destinado a reabilitação dos ex-escravos depois da Guerra Civil. Havia algumas dessas instituições espalhadas um pouco por todo o território nacional na altura imediata a seguir ao grande conflito americano, norte-sul.

A famosa Howard University, aqui na capital americana, data daquele tempo, obedecendo os mesmos propósitos. Booker T.Washington terminou o curso com distinção, sonhando em fundar a sua própria escola nos moldes daquela que acabava de frequentar. Convenceu-se Washington que o futuro do Negro na América não se alcançar através de lutas, cívicas ou outras, mas através do trabalho árduo do próprio negro. Falava de artes e ofícios, e mais o próprio trabalho manual ao qual associava valor social.

Foi o seu começo. Outros virão com outras ideias, outras fórmulas. Mas esta era a sua: a educação do negro liberto em Escolas de Artes e Ofícios: Washington concretizou a sua ideia no estado do Alabama aonde se foi fixar, fundando, em seguida, o igualmente famoso Tuskeege Institute, Escola de Artes e Ofícios de Tuskeege, no estado do Alabama, onde conquistou simpatias e aprovação de presidentes, humanitários e da população branca, em geral, que o ajudaram a financiar a sua iniciativa, promovendo-lhe a fama e renome, através do país, norte e sul.

William Edouard Bourgardt Du Bois, tinha, efectivamente, outras ideias que, sem ser a violência como porta da entrada do Nego na sociedade da maioria, eram, todavia, ideias diametralmente opostas as do pacifista educador virginiano.

William Burgardt Du Bois, ou como é familiarmente conhecido, Du Bois, nasceu em Massachusetts, de pais imigrantes haitianos, de origem francesa e holandesa, o som do seu nome, naquela ilha das Caraíbas. Estudou Historia e doutorou-se nesta disciplina com distinção pela Universidade de Harvard, indo em seguida frequentar uma pós-graduação na Universidade de Berlim dos alemães, também com distinção. Du Bois falava da elevação do Negro na América através do seu intelecto, não apenas pelo trabalho das suas mãos, certamente não só.

Para Du Bois estava ultrapassada a escravatura. William E.Burgardt Du Bois, como era conhecido no mundo académico, escreveu copiosamente sobre o tema da elevação e liberdade do Negro, não só, mas ainda dos oprimidos do mundo. As suas ideias se encontram espalhadas um pouco por toda a parte em obras da sua especialidade. Dizia ele que falava em nome da humanidade dos oprimidos da terra, sobretudo do homem negro, como parte da família humana.

Eventualmente Du Bois e mais intelectuais negros do seu tempo, fundou na América a NAACP, National Association for the Advancement of Colored People, Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor, em 1910,resultado imediato do chamado Niagara Movement, o Movimento de Niágara, no Canada, em 1909,de intelectuais negros americanos, canadianos, e doutras zonas dos hemisférios, tais como os proponentes da negritude, nas Caraíbas, Guadalupe e Martinique, em 1909, para o estudo do problema do homem negro na América e no resto do mundo, na África Colonial, muito obviamente também. Duas fórmulas que tudo valeram, Booker T.Washington e William Burgadt Du Bois, antes de Martin Luther King.

XS
SM
MD
LG