Links de Acesso

As Últimas de Washington


Efeitos do programa de estímulo económico

Um conselheiro do presidente, Barack Obama afirmou que a administração está confiante em que os americanos vão ver, em breve, resultados positivos da legislação de estímulo no valor de 787 mil milhões de dólares.

David Axelrod afirmou ao canal de televisão Fox que os efeitos do programa de estímulo económico serão evidentes quando se iniciarem os programas de infra-estrutura.

Axelrod alertou, no entanto, que irá passar algum tempo antes que tenha impacto nos registos de emprego.

US Afeganistão

O presidente afegão, Hamid Karzai afirmou que o seu país vai ser parte integrante da revisão estratégica dos Estados Unidos sobre a guerra no Afeganistão.

Karzai fez esta afirmação durante uma conferência de imprensa com o novo enviado dos Estados Unidos para o Afeganistão e o Paquistão, Richard Holbrooke.

O dirigente afegão sublinhou que uma delegação dirigida pelo ministro dos estrangeiros vai deslocar-se a Washington para participar na re avaliação da luta contra o aumento da rebelião dos Taleban.

Reforçada segurança em Karbala

Autoridades iraquianas reforçaram a segurança na cidade xiita de Karbala, na altura em que milhares de peregrinos se reúnem para o termo de um festival já marcado por ataques.

As mesmas fontes precisaram terem enviado trinta mil agentes de segurança para Karbala, incluindo agentes femininos responsáveis pela vistoria de peregrinos do sexo feminino.

Milhões de xiitas já visitaram na última semana aquela cidade para os rituais de Arbain, que culmina amanhã segunda-feira marcando o fim de 40 dias de luto pelo imã Hussein do século sétimo que morreu em combate contra forças sunitas.

Assim vai o Zimbabue

No Zimbabue as autoridades desistiram das acusações de traição contra um dos futuros elementos do novo governo, mas tencionam apresenta-lo em tribunal amanhã, segunda-feira, para enfrentar outras acusações.

Advogados de Roy Bennett, um membro do Movimento Democrático para a Mudança, e um aliado do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai revelou que ele enfrenta acusações de tentativa de cometer actos de terrorismo, rebelião e banditismo.

Agentes de segurança detiveram Bennett na sexta-feira, pouco depois de ter prestado juramento como ministro-adjunto da Agricultura.

Tsvangirai sustenta que a detenção foi motivada por razões políticas e prova que elementos do partido de Robert Mugabe estão determinados a minar o novo governo de partilha do poder.

A Human Rights Watch acusa

A Human Rights Watch acusou de uma serie de violações, a missão conjunta Ruanda Congolesa na conturbada região do Kivu Norte da Republica Democrática do Congo.

Todavia autoridades em Kigali e Kinshasa sustentam que a acusação não tem fundamento e destina-se a desacreditar a missão.

A operação conjunta Ruanda Congolesa iniciada o mês passado e destina-se a forçar os cerca de seis mil rebeldes ruandeses que se encontram no leste do Congo a desarmar e a dispersar.

China novos acordos com África

A China assinou acordos conceder a Tanzânia quase 22 milhões de dólares de ajuda a agricultura e tecnologia de comunicação.

O presidente Hu Jintao testemunhou a assinatura efectuada em Dar es Salaam, na Tanzânia, a terceira etapa da digressão por quatro nações de África.

Hu tinha estado anteriormente no Senegal, onde assinou acordos de assistência e empréstimos no valor de 90 milhões de dólares, e no Mali onde colocou a primeira pedra para uma ponte na capital, a cidade de Bamako.

Referendo na Venezuela

Os venezuelanos estão a votar num referendo para acabar com os limites de tempo aos mandatos presidenciais, uma medida que poderá permitir ao presidente Hugo Chavez tentar ser reeleito indefinidamente.

O presidente Chavez sustenta que a aprovação do referendo é vital para lhe permitir transformar o país num estado socialista.

Hugo Chavez afirmou no sábado estar pronto para melhorar o relacionamento com Washington e iniciar conversações directas com o presidente norte-americano.

Paquistão

No Paquistão, os Taliban decretaram um cessar-fogo de dez dias no Vale de Swat por respeito pelas conversações com o governo.

Um porta-voz dos Taleban fez o anúncio pouco depois de o grupo ter libertado um engenheiro chinês que mantiveram sequestrado, em Swat, durante seis meses.

Autoridades locais e um simpatizante dos Taleban têm debatido a possibilidade de aplicar a lei islâmica em partes da região do noroeste do Paquistão.

Relacionados

XS
SM
MD
LG