Links de Acesso

Zimbabwe: Ministro de Tsvangirai Preso


Um destacado elemento da oposição do Zimbabwe nomeado para uma posição no novo governo do país foi preso pouco depois da tomada de posse do novo governo na Sexta-feira.

Entidades do Movimento para a Mudança Democrática, MDC, disseram que Roy Bennet foi preso no aeroporto quando tentava deixar o Zimbabwe numa viagem à África do Sul.

Essas fontes partidárias disseram que não foi fornecida uma razão para a prisão de Bennet mas mais tarde entidades oficiais disseram que este foi acusado de traição.

Bennet é um agricultor de raça branca fluente na língua Shona, conhecido pelo nome Shona de "Pachedu" e cuja propriedade foi expropriada pelo governo de Robert Mugabe. Em 2000 foi eleito para o parlamento pela oposição. Em 2005 Bennet foi condenado a 15 meses da prisão após ter sido condenado por ter empurrado no parlamento o ministro da justiça Patrick Chinamasa. Bennet fugiu para a África do Sul depois da polícia ter afirmado que o queria interrogar sobre a descoberta de um esconderijo de armas

O líder do MDC Morgan Tsvangirai foi empossado como primeiro-ministro na Quarta-feira e o agricultor foi nomeado para o posto de vice-ministro da agricultura.

Tsvangirai disse à agencia de notícias AP que a "segurança" de Bennet tinha sido garantida pelos governos da África do Sul e do próprio Zimbabwe.

A prisão de Bennet, disse Tsvangirai, "causa grandes preocupações e mina o espírito do acordo".

XS
SM
MD
LG