Links de Acesso

Obama Assinala o Nascimento de Lincoln


O presidente americano, Barack Obama, celebrou os 200 anos de nascimento do antigo presidente Abraham Lincoln, considerado um dos melhores presidentes dos Estados Unidos.

Obama participou, ontem, numa cerimónia no Capitólio e , mais tarde, esteve na cidade de Springfield,no Estado Illinois, a terra natal de Lincoln.

Lincoln foi presidente durante a guerra civil que quase dividiu o país em 1860, por causa da abolição da escravatura. Ele assinou a Proclamação da Emancipação – o fim da escravatura legal – ordenando que os escravos fossem libertados na maioria dos Estados sulistas, abrindo assim vias para a abolição da escravatura em todos os Estados Unidos.

Obama, o primeiro presidente afro-americano, participou, na quarta-feira, numa Gala no histórico Teatro Ford de Washington, DC, o local onde Lincoln foi assassinado em 1865. Reaberto ontem, após obras de renovação, o teatro é palco de uma exposição sobre a vida de Lincoln.

O presidente Obama tem procurado fazer um paralelismo entre a sua presidência e a do ex-presidente Lincoln. Obama deu inicio a sua campanha presidencial em Illinois e repetiu o percurso histórico feito pelo décimo sexto presidente, viajando de comboio de Filadélfia, no Estado da Pensilvânia para Washington DC assinalando o inicio da cerimónia de tomada de posse de 20 de Janeiro último, a semelhança do que fez o antigo presidente quando foi investido.

A décima terceira emenda constitucional adoptada após a morte de Lincoln, em 1865, aboliu toda a forma de escravatura nos Estados Unidos.

O Teatro Ford, na baixa da cidade de Washington DC, esteve fechado durante mais de 100 anos após o assassínio de Lincoln. Foi reaberto em 1968 e tem vindo a funcionar como teatro e local histórico.

XS
SM
MD
LG