Links de Acesso

Israel: Conservadores Com Mais Hipóteses de Formarem Governo


Embora tenha ficado no segundo lugar no voto popular, observadores afirmam ser provável que o líder do Partido Likud, de linha dura, Benjamin Netanyahu , vá formar o próximo governo israelita. Os partidos da direita controlam o Parlamento, os mesmos que apoiam Netanyahu. A ala direita conta 65 assentos no Parlamento de 120 lugares.

O grupo do centro-esquerda, que advoga paz e conciliação, liderado pela Ministra dos Negócios Estrangeiros, Tzipi Livni, ocupa 55 assentos parlamentares, entre os quais sete atribuídos aos partidos árabes de modo que entre os partidos sionistas, a direita tem uma sólida maioria parlamentar.

Segundo Ron Dermer conselheiro de Netanyahu : "os israelitas votaram pela mudança, dando uma vitória clara e decisiva a Netanyahu, como líder do interesse nacional, acrescentando que Netanyahu pode formar o governo muito rapidamente". Aparentemente Tzipi Livni terá ganho o voto popular, mas está prestes a tornar-se no primeiro líder israelita a ganhar uma eleicao sem conseguir ocupar o posto de primeiro-ministro.

Contudo o membro do Knesset, Zeev Biselsky, do Partido Kadima, de Livni, disse que Tzipi não perdeu ainda a corrida,por ter vencido Netanyahu. O Presidente israelita, Shimon Peres, vai reunir-se com os vários partidos antes de decidir quem vai designar para formar o novo governo, Netanyahu ou Livni.

Todavia, Netanyahu tem a vantagem de poder vir a formar o novo governo israelita numa coligação de partidos, ou de unidade nacional com o Partido Kadima, de Tzipi Livni. Netanyahu e os seus aliados opõem-se à politica americana para com o Médio Oriente, ou seja a criação de um estado palestiniano.

XS
SM
MD
LG