Links de Acesso

As Últimas de Washington


Os EUA e Grã-Bretanha saudaram à tomada de posse de Morgan Tsvangirai no cargo de primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, mas estão a revelar-se cautelosos quanto ao novo governo de unidade nacional do país.
Um porta-voz do Departamento de Estado, Robert Wood, disse Washington mantém as suas reservas em relação ao novo governo, até ver que acções irá tomar.

Wood adiantou que Washington não tenciona alivar as sanções contra Harare até ver a forma como o governo está a funcionar.

O MNE britânico, David Miliband, disse que Tsvangirai e a sua equipa têm pela frente "um desafio formidável" ao restaurarem a legitimidade do governo na implementação das reforças políticas e económicas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, emitiu um comunicado saudando Tsvangirai, mas acrescentando que o novo governo necessita de confrontar de imediato a crise económica e humanitária do Zimbabwe.

EUA Detém Piratas do Mar

A marinha americana anunciou ter detido sete suspeitos de pirataria no Golfo de Aden.

As detenções foram as primeiras efectuadas por uma força multi-nacional que está a patrulhar as águas da Somália.

A quinta esquadra da marinha americana, que está baseada no Bahrein, anunciou que cinco indivíduos suspeitos de pirataria foram detidos, na quarta-feira, depois de um navio mercante ter enviado um pedido de socorro

Caso de Corrupção na Costa do Marfim

A Costa do Marfim expulsou o chefe local da maior empresa de telemóveis de África, depois de o terem acusado de participar num acto de corrupção, envolvendo o gabinete do presidente do país.

A operadora de telemóveis, MTN tornou público um comunicado anunciando que Aimable Mpore foi expulso da Costa do Marfim depois de ter tentado desacreditar o presidente Laurent Gbagbo, ao passar um recibo de 130 mil dólares referente a uma oferta feita aquele chefe de Estado.

Um porta-voz do Ministério do Interior disse que Mpore efectuou aquele pagamento a pedido de um secretário de Gbagbo, que disse que o dinheiro se destinava a ajudar as vítimas de um desastre. O secretário foi preso por não ter autoridade para fazer aquele pedido.

Roubo de Petróleo na Nigéria

Os militares nigerianos anunciaram que foram recuperadas 22 batelões com petróleo bruto, as quais tinham sido roubadas na região do Delta do Níger.

Um porta-voz da força-tarefa militar que actua na região afirma que os batelões foram encontrados durante uma operação de patrulha de rotina.

As autoridades nigerianas afirmam que milhões de dólares são perdidos todos os dias em resultado de petróleo roubado da região do delta.

Entretanto, trabalhadores locais da empresa francesa Total puseram fim a uma greve de dois dias, feita para protestar contra a falta de segurança na região.

Maior Cooperação Rússia-NATO

O MNE da Rússia, Sergei Lavrov, afirma que a Rússia poderá alargar a sua cooperação aos abastecimentos da NATO destinados às forças internacionais no Afeganistão.

Lavrov disse a jornalistas, em Moscovo, na quarta-feira, que tal cooperação será possível quando a Rússia e a NATO normalizarem as suas relações. Essa cooperação com a Rússia cessou em resposta à sua invasão da República da Geórgia, em Agosto do ano passado.

Eleições em Israel: Dois Vencedores

A ministra dos Negócios Estrangeiros de Israel, Tzipi Livni, e o líder da oposição, Banjamin Netanyahu, estão ambos a reivindicar vitória nas eleições legislativas de terça-feira. Com cerca de 99% dos votos contados o partido centrista Kadima de Livni tinha conseguido mais um assento no Parlamento do que o partido conservador Likud, de Netanyahu.

Nenhum dos partidos conseguiu a maioria. Contudo, os partidos nacionalistas e religiosos, incluindo o Likud, conseguiram em conjunto 65 dos 120 lugares do Parlamento israelita dificultando, assim, a criação de um governo de coligação liderado pelo partido Kadima.

Relacionados

XS
SM
MD
LG